Com a participação de mais de mil voluntários e cerca de 15 mil pessoas atendidas, a 10ª edição do Mutirão do Diabético de Itabuna, realizado em 15 de novembro de 2014, consolidou a cidade como a capital brasileira no tratamento da doença.
Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio (HOBR) e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (Ausdita); o mutirão possibilitou a realização de exames do pé diabético e do fundo de olho no HOBR, com encaminhamento das pessoas diagnosticadas com a doença para tratamento e cirurgia e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira.
Nos estandes, os participantes realizaram exames de glicemia e pressão arterial e receberam informações sobre prevenção à cegueira, conscientização sobre doação de medula óssea, uso correto da insulina, nutrição, orientação bucal, acompanhamento psicológico, direitos do diabético, oficina do pé, tratamento do diabetes em casa e educação física. Uma das novidades de 2014 foi a realização do exame para detecção do câncer de próstata. Todos os atendimentos na área médica e de prevenção foram gratuitos.
Exemplo para o Brasil
Falando em nome dos diretores do HOBR, o diretor geral da instituição, Carlos Ernani, disse que “é com satisfação que chegamos à 10ª edição do Mutirão, um exemplo de solidariedade, que se tornou possível graças ao envolvimento de toda a comunidade”. A presidente da Asdita, Marluce Leão, destacou por sua vez que “Itabuna tem hoje um olhar especial para a questão da prevenção do diabetes, um trabalho que precisamos manter todos os dias do ano”.
O vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Junior, que representou o prefeito Claudevane Leite, disse que “o Mutirão do Diabético é um importante porque complementa as ações da administração municipal na busca pela qualidade da saúde pública e é também um exemplo positivo da cidade para todo o Brasil”.
Coordenador e idealizador do Mutirão, Rafael Andrade destacou que “há dez anos começamos o projeto com 200 atendimentos e hoje chegamos a 15 mil atendimentos, isso só se tornou possível porque a Itabuna está unida e essa união mostra que, juntos, podemos construir uma cidade melhor”.
O Mutirão do Diabético foi encerrado com uma apresentação ao vivo do programa Balança Geral, na TV Cabrália/Rede Record, com apresentação de Tom Ribeiro e shows com as bandas Lordão e Vingadoras e o cantor Tatau, da Banda Araketu. Milhares de balões azuis tomaram os céus de Itabuna, simbolizando a cor da união, voluntariado e solidariedade na prevenção do diabetes.
Graças ao trabalho diário do CBO junto ao Ministério da Saúde, informamos que os procedimentos oftalmológicos no SUS serão reajustados. Conf...
Os ingressos poderão ser adquiridos com desconto no Centro de Convenções...
Comissão Científica trabalha em novidades imperdíveis para sua atualização científica!...