Notícias

A Oftalmologia na Câmara dos Deputados

A Oftalmologia na Câmara dos Deputados

“Temos que aprimorar o Programa Mais Médicos com políticas públicas que garantam a presença de médicos com diplomas devidamente registrados nos conselhos regionais de medicina nos municípios mais longínquos do Brasil, e para isso temos que aprovar uma carreira de Estado de médico que estimule uma divisão mais proporcional dos profissionais médicos no País, evitando a concentração nos grandes centros urbanos”.

Esta é a avaliação do médico oftalmologista Hiran Manuel Gonçalves da Silva, de Roraima, que a partir de 01 de fevereiro passa a exercer uma nova função: a de deputado federal.

Formado na Universidade Federal do Amazonas com especialização na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Hiran também é médico do Ministério da Saúde, médico legista federal à disposição do Estado de Roraima e Sócio Proprietário da Clínica Oftalmológica Proftalmo, em Boa Vista (RR).

Já foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima, da Unicred Boa Vista, membro do Conselho de Administração da Unimed Boa Vista e coordenador regional da FUNASA.

“Ao terminar minha formação médica, decidi atuar em Roraima por duas razões: meu pai, Orlando Marinho da Silva, atuava no Estado como Delegado da Receita Federal e durante minha residência médica tive a oportunidade de conhecer a realidade do então Território Federal de Roraima. Imaginem que naquela época apenas um Oftalmologista atendia toda a população do Território. Decidi então trabalhar em Roraima por entender a importância da minha atividade profissional num lugar onde as pessoas tinham muita dificuldade de acesso a atendimento médico especializado. A segunda razão foi de cunho meramente sentimental já que estive muito tempo afastado do meu pai em razão da atividade profissional dele e dos meus estudos”, conta Hiran Gonçalves.

O novo deputado federal é casado, tem cinco filhos e um neto. Uma das filhas é Oftalmologista, outra Engenheira Civil e estudante de Arquitetura, dois rapazes cursando Engenharia Química e a caçula que está no ensino fundamental.

Afirma que entrar na politica é um sonho atigo, influenciado pelo pai que foi prefeito de Tefé (AM) e sempre esteve de alguma forma, envolvido em atividades políticas. Foi candidato a Deputado Estadual em 2002, ao Senado em 2010 e apesar de uma grande votação, teve que esperar mais quatro anos se eleger deputado federal, eleito pelo PMN, coligado com mais 9 pequenos partidos

Planos para o mandato? Hiran Gonçalves responde que sua atividade será desenvolvida no sentido de trazer recursos através das emendas parlamentares e implementar projetos com apoio e parceria do Governo Federal na estruturação do sistema de saúde dos 15 municípios de Roraima.

“No nível nacional, procurarei estar sintonizado com as aspirações do Movimento Médico Brasileiro e consequentemente da melhoria da saúde pública do País. Temos que aprimorar o Programa Mais Médicos com políticas públicas que garantam a presença de médicos com diplomas devidamente registrados nos conselhos regionais de medicina nos municípios mais longínquos do Brasil, e para isso temos que aprovar uma carreira de Estado de médico que estimule uma divisão mais proporcional dos profissionais médicos no País, evitando a concentração nos grandes centros urbanos. Lutarei, juntamente com a bancada da Saúde no Congresso Nacional, por mais recursos a serem aplicados no SUS, inclusive com um redimensionamento de sua tabela de honorários e procedimentos médicos completamente defasada no tempo e no espaço. Estarei atento a qualquer tentativa de se regulamentar a Optometria no Brasil, por entender o grave dano potencial que pode advir à saúde ocular do povo brasileiro”, concluiu o deputado federal Hiran Gonçalves.

Talvez te interesse também:

 
Tribunal de Justiça/RS acata argumentos do CBO/SORIGS e rejeita recurso de optometristas

Notícias

Tribunal de Justiça/RS acata argumentos do CBO/SORIGS e rejeita recurso de optometristas

Tribunal de Justiça/RS acata argumentos do CBO/SORIGS e rejeita recurso de optometristas...

Marcha Contra a Cegueira - Mosaico humano pela saúde ocular

Notícias

Marcha Contra a Cegueira - Mosaico humano pela saúde ocular

Comissão Executiva do CBO 2016 pretende envolver 5 mil oftalmologistas e chamar a atenção da opinião pública para a importância dos cuidados...

Confira a relação de aptos para o Exame de Suficiência Categoria Especial 2017

Notícias

Confira a relação de aptos para o Exame de Suficiência Categoria Especial 2017

Prova de Título será realizada em 04 de setembro, domingo, das 14h às 17h!...

Top