Ministério da Saúde se mostrou receptivo às propostas do CBO e Senado deve discutir Projeto de Lei
Uma verdadeira maratona. Assim podem ser definidas as reuniões da diretoria do CBO em Brasília, no último dia 4, para debater a ampliação da atenção básica em oftalmologia no SUS. Pela manhã, o presidente Milton Ruiz e o tesoureiro Mauro Nishi se reuniram com a Secretária da Assistência à Saúde do Ministério da Saúde Lumena Furtado. Em seguida, conversaram com o senador Romero Jucá, interlocutor estratégico para o CBO. Por fim, a diretoria se reuniu com oftalmologistas em Brasília para encaminhar a realização do V Fórum Nacional de Saúde Ocular.
No encontro com Lumena Furtado, o presidente do CBO, Milton Ruiz, apresentou os 19 pontos do projeto “Mais Acesso à Saúde Ocular”, elaborado pelo Conselho e protocolado junto ao MS em dezembro de 2014. Ele também destacou o crescimento em cerca de 80% no número de oftalmologistas no últimos anos no Brasil.
A Secretária elogiou a iniciativa, expressando a mudança de postura do Ministério da Saúde, que, até então, mostrava-se indiferente às propostas. O avanço no diálogo é importante, uma vez que o ministro Arthur Chioro já declarou que a oftalmologia deve ser uma das prioridades no programa Mais Especialidades.
Projeto de Lei
O encontro com o Senador Romero Jucá foi intermediado pelo deputado Hiran Gonçalves, que também é oftalmologista e presidiu por duas vezes o Conselho Regional de Medicina de Roraima. Na reunião, Milton Ruiz destacou que as propostas apresentadas pelo CBO representam uma forma de resolver os gargalos que dificultam o acesso à saúde ocular. A fala
Rrealizado de 22 a 24 de outubro, o Congresso contou com a participação de oftalmologistas de todo o País....
Dedicado à apresentação e discussão das mais recentes novidades e tendências de cada grande área da Oftalmologia, o Dia Especial já se torno...