Objetivo é sanar problemas que afetam usuários, prestadores e médicos
Coordenada por Suel Abujamra, que presidiu o CBO na gestão 2001/2003, a nova Comissão foi criada para ampliar o diálogo com o Ministério da Saúde. "O SUS tem uma concepção muito inteligente, porém sua implantação apresenta inúmeras falhas. A que mais penaliza os pacientes é a falta do pronto-atendimento e o que mais atrapalha os prestadores são a burocracia e a defasagem no pagamento dos procedimentos realizados", declara Abujamra, explicando que a Tabela SUS não é atualizada há cerca de 15 anos.
De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES); existem 1.323 serviços de oftalmologia públicos e privados que servem ao SUS e prestam atendimento a 75% da população. No entanto, esses estabelecimentos sofrem com vários problemas, como burocracia demasiada, pagamentos defasados e dificuldade na implantação de novos procedimentos. Com o trabalho da nova Comissão, espera-se sanar essas deficiências, o que possibilitará mais agilidade no atendimento em todo o Brasil.
A Comissão Representativa dos Prestadores de Oftalmologia do SUS é formada pelos seguintes médicos:
- Milton Ruiz Alves (presidente do CBO)
- Suel Abujamra (Coordenador)
- Allan Teixeira Barbosa
- Alexandre Taleb
- Carlos Alexandre de Amorim Garcia
- Fabíola Mansur
- João Borges Fortes Filho
- Leiria de Andrade Neto
- Ligia Santos Abreu Caligaris
- Wagner Batista
Os interessados em fazer parte da Comissão ou contribuir com sugestões devem enviar e-mail para diretoria@cbo.com.br . Para saber mais, clique aqui.
Teste do olhinho é melhor para triagem de problemas oculares em recém-nascidos, assegura a SBOP...
Catarata, Tuberculose, Lúpus, Doenças Reumáticas, Glaucoma, Diabetes, Disfunções na Tireoide, Tumores, AIDS, Toxoplasmose e Hipertensão Arte...
Nova versão da CBHPM inclui dez procedimentos oftalmológicos...