Notícias

CBO DERROTA OPTOMETRISTAS NA JUSTIÇA

CBO DERROTA OPTOMETRISTAS NA JUSTIÇA

INFORMATIVO JURÍDICO N.º 10/2020

CBO DERROTA OPTOMETRISTAS NA JUSTIÇA E NÃO MÉDICOS ESTÃO IMPEDIDOS DE REALIZAR EXAMES DE VISTA E PRESCREVER ÓCULOS E LENTES DE CONTATO

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia propôs ação judicial (0500557-16.2019.8.05.0141) na 3ª Vara de Feitos de Relação de Consumo Cível e Comerciais de JEQUIÉ/BA, em desfavor dos Optometristas Jasiel Araújo Oliveira Filho, José Leandro Oliveira Alves, Centro de Optometria e Centro Optométrico 20/20, que estavam praticando atividades privativas de médico.

A ação foi proposta no dia 21/02/2019 no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia requerendo Tutela antecipada para que os requeridos se abstivessem da prática de atos privativos de médico Oftalmologista.

Ao analisar o processo o Juiz concedeu medida liminar a favor do CBO e determinou que os optometristas cessassem com a realização de consultas, exames e atendimento a paciente, além de estarem proibidos de adaptar lentes de contato e prescrever lentes de grau, assim como aviar receitas sem prescrição médica.

O juiz também foi enfático ao proibir os optometristas de divulgar publicidade relativa a oferta de realização de exames de vistas ou adaptação de lentes de contato..

A multa pelo descumprimento da ordem judicial era de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em favor do Fundo de Ações Estratégicas e Compensações – FAEC.”

Os optometristas recorreram da decisão e em 05/05/2020 houve o julgamento do recurso interposto, onde mais uma vez o Desembargador confirmou a Decisão Liminar do juízo de 1ª instância, destacando que os optometristas não podem praticar atos privativos de médico, já que o optometrista não está habilitado a realizar exames de refração, testes ou exames de visão, bem como prescrever receitas e lentes de contato, uma vez que tais atividades são privativas dos médicos oftalmologistas.

Essa vitória judicial somente foi possível pela denúncia enviada pelos associados ao departamento jurídico e pela pronta autorização da Diretoria do CBO em continuar na luta pela
Defesa profissional.

Essa é mais uma vitória da oftalmologia brasileira em defesa da saúde ocular e do ato médico, onde o CBO não poupa esforços para manter sua responsabilidade institucional em voga.

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

Talvez te interesse também:

 
Comissão da Câmara aprova projeto que torna obrigatório exame de acuidade visual em crianças

Notícias

Comissão da Câmara aprova projeto que torna obrigatório exame de acuidade visual em crianças

Caso se torne Lei, todos os alunos matriculados no ensino fundamental das escolas públicas e particulares do País deverão ser submetidos ao ...

Não esteve presente ao Fórum? Confira a cobertura do evento

Notícias

Não esteve presente ao Fórum? Confira a cobertura do evento

Vídeos, apresentações, fotos, publicações e documentos do V Fórum Nacional de Saúde Ocular estão disponíveis na internet. Acesse....

O uso da lágrima artificial

Notícias

O uso da lágrima artificial

O uso da lágrima artificial...

Top