Estabelecer parceria permanente que resulte em avanços significativos da saúde ocular na atenção primária no Brasil. Este foi o objetivo principal da reunião que o presidente do CBO, Homero Gusmão de Almeida, manteve com a secretária de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Gerlane Baccarin, em 30 de novembro.
Gusmão de Almeida colocou o CBO à disposição para assessorar a SGEP no estabelecimento de programas para o atendimento de populações carentes. A oferta foi prontamente considerada e a secretaria comprometeu-se a estabelecer a curto prazo cronograma de prioridades de atendimento a populações ribeirinhas, quilombolas e afastadas dos grandes centros, para a criação de projetos conjuntos de assistência oftalmológica que possam, posteriormente, ser transpostos para territórios geográficos e realidades sociais mais abrangentes.
Legenda da foto
Participantes da reunião, da esquerda para direita: José Vital Monteiro (editor do Jota Zero), João Marcelo de Almeida Gusmão Lyra (1º secretário do CBO), Homero Gusmão de Almeida (presidente do CBO), Esdras Daniel dos Santos Pereira (diretor substituto do Departamento de Apoio à Gestão Participativa - Ministério da Saúde), Gerlane Baccarin (secretária da SGEP), Lúcia Neves (assessora do CBO em Brasília), Cristiano Caixeta Umbelino (tesoureiro do CBO) e Alice Selles (assessora de marketing do CBO).
Pronunciamento de Robson Vasconcelos de Oliveira na solenidade de abertura do CBO2016...
Graças ao trabalho diário do CBO junto ao Ministério da Saúde, informamos que os procedimentos oftalmológicos no SUS serão reajustados. Conf...
Relatora do projeto na comissão onde a matéria está em tramitação aponta que a profissão já está suficientemente regulamentada....