Notícias

CBO obtém limiar judicial contra mutirão de atendimento optométrico no ES

CBO obtém limiar judicial contra mutirão de atendimento optométrico no ES

INFORMATIVO JURÍDICO CBO n° 24/2020

 

CBO OBTÉM DECISÃO JUDICIAL LIMINAR FAVORÁVEL CONTRA REALIZAÇÃO DE MUTIRÃO DE ATENDIMENTO OPTOMÉTRICO NO ESPÍRITO SANTO. 

 

Serve o presente para informar sobre a decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo na Ação Civil Pública nº 0014068-11.2020.8.08.0048 em trâmite na 4ª Vara Cível da Comarca de Serra/ES, movida pelo CBO em desfavor do Projeto Juventude Ativa, visando impedir a realização por profissionais não médicos de mutirões de exame de vista, workshops ou quaisquer eventos, presente ou futuro, que prometam auxiliar no tratamento médico oftalmológico.

 

A decisão proferida pela Exma. Juíza Cinthya Coelho Laranja é brilhante, pois assevera não restarem dúvidas sobre a impossibilidade de atendimento por profissionais não médicos, por meio da instalação de consultórios, pois as atividades desenvolvidas por esses profissionais coloca em risco a saúde pública.

 

Na decisão liminar o Juízo determinou que o Projeto Juventude Ativa seja proibido de:

 

  1. a) veicular, divulgar quaisquer informações e realizar qualquer “evento”, presente ou futuro, que prometa acompanhamento, avaliação de problemas visuais, realização de exames de vista, bem como “semana da visão”, workshops, entre outros, limitando-se apenas a divulgar suas práticas a fim de auxiliar no tratamento médico dos problemas oftalmológicos;

 

  1. b) que seja fixada multa cominatória no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), para caso de descumprimento das obrigações de fazer acima determinadas, e/ou enquanto este durar.

 

Essa é uma importante vitória, pois a utilização da melhor e mais adequada técnica pelo Departamento Jurídico,  levou o CBO a mais uma decisão favorável que está em consonância com o entendimento do STF proferido no julgamento da APDF nº 131, cujo reconhecimento expresso ocorreu para tratar como ilegal o atendimento por optometristas, demonstrando-se a aplicabilidade das legislações vigentes, o que reforça a atuação positiva do CBO em combate às irregularidades praticadas por optometristas que atingem a profissão dos médicos oftalmologistas.

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

17/09/2020

 

Talvez te interesse também:

 
40º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

Notícias

40º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo

40º Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo...

Parecer da SBVSN sobre visão monocular

Notícias

Parecer da SBVSN sobre visão monocular

O parecer foi desenvolvido a partir do panorama global da deficiência visual, da conceituação e dos fundamentos de reabilitação visual propo...

União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar

Notícias

União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar

União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar...

Top