O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue empregar adequadamente a insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O nível de glicose do diabético fica alto. Se não for controlado, esse quadro causa dano em vasos sanguíneos e nervos, e diversos órgãos. Não tratada, a doença leva a amputações e cegueira. A retinopatia diabética, doença que afeta os olhos, é a terceira maior causa de perda de visão no mundo.
Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de autoridades públicas e da população sobre essa doença muitas vezes silenciosa. Por conta dessa data, foi instituído o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a doença.
Para promover a conscientização de nossos legisladores sobre o tema, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia convidou as sociedades de mais quatro especialidades médicas para participarem da organização de uma ação em Brasília. As convidadas são as Sociedades cujas especialidades atuam no atendimento ao diabético: a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a Sociedade Brasileira de Diabetes, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. A intenção é apresentar aos parlamentares, nos âmbitos das especialidades médicas envolvidas, os problemas nos serviços públicos na atenção a esses pacientes.
MAIS:
CBO abre período de inscrições para o Exame de Suficiência em Categoria Especial
Ex-presidente do CBO Newton Kara José recebe título de Cidadão Paulistano
Prova Nacional de Oftalmologia 2016 tem 75,90% de candidatos aprovados
Médicos que atendem a planos de saúde devem enviar informações sobre qualificação à ANS...
Uma boa alimentação pode ajudar a ter o sono mais regulado, na disposição, concentração em atividades... E até na saúde dos olhos...
Veja quando serão as palestras no formato das TED Conferences no Congresso Brasileiro....