NOVEMBRO AZUL
CBO promove 24h de ações para conscientizar a população sobre os riscos do diabetes
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará virtualmente debates e dará dicas de prevenção. A ação envolverá profissionais de saúde, pacientes, artistas e influencers na área
O que o diabetes tem a ver com a visão? Tudo. Com o objetivo de esclarecer essa e outras dúvidas sobre a doença e de como proteger a saúde dos olhos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizará, no dia 21 de novembro, uma maratona de atividades para com foco em ações nas mídias sociais.
Serão 24 horas de entrevistas e palestras com dicas de prevenção. Também serão apresentados depoimentos de pacientes, de artistas e celebridades que enfrentam o diabetes, além de várias reportagens sobre o tema. A ação digital contará com a participação dos usuários das redes sociais, que poderão enviar perguntas, depoimentos e comentários.
Pandemia - A estratégia foi adotada em função da pandemia de Covid-19 que exige o respeito a protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. Contudo, independentemente desse desafio, o CBO, que organiza o evento com o apoio de inúmeras outras instituições, confia no êxito da iniciativa.
“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia entende que o diabetes é um tema que deve ser visto como prioridade pela saúde pública. Por isso, convidamos Governo, sociedades médicas e entidades da sociedade civil para fazerem parte dessa grande mobilização. Vamos levar esclarecimentos à população sobre o quão prejudicial o diabetes pode ser à visão e a importância da prevenção e do controle da doença, de uma forma geral”, afirmou o presidente do CBO, José Beniz Neto.
Calendário - A mobilização nacional faz alusão ao Novembro Azul, mês que marca o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Contudo, em função do calendário eleitoral, o CBO realizará seu esforço de mobilização uma semana depois. Para lembrar a data e reforçar a importância de se falar sobre o assunto, o CBO convidou profissionais das mais diversas áreas, a fim de garantir múltiplos olhares.
Desse modo, estarão presentes nesta ação digital do Conselho médicos de diferentes especialidades médicas, bem como profissionais de outras categorias da área da saúde. Além deles, artistas e influencers, como blogueiros e youtubers, que falam sobre saúde nas suas redes sociais também trarão suas contribuições.
Cegueira - Dentre os pontos ressaltados, está a repercussão que o diabetes traz para a saúde ocular. O vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta, lembra que a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira.
”O crescimento da prevalência do diabetes no mundo reforça a urgência de ações efetivas. No Brasil, entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4%, segundo dados do Ministério da Saúde”, destaca.
A programação completa das atividades de 21 de novembro, com foco nas mídias digitais, ficará disponível na página do CBO. Além das 24 horas de mobilização nacional, em novembro, diversas outras iniciativas locais serão realizadas nas cinco regiões do país, sempre com a atenção aos cuidados exigidos pela pandemia.
Curso Atualização em Refração será realizado amanhã em Salvador. Participe!...