INFORMATIVO JURÍDICO CBO n° 29/2020.
CBO RETIRA DO AR FAKE NEWS PUBLICADA NO PORTAL ES BRASIL SOBRE ENTREVISTA DA PRESIDENTE DO CBOO.
Informa-se que o CBO diligenciou junto à mídia de comunicação social “ES BRASIL - ECONOMIA, POLÍTICA E COTIDIANO CAPIXABA”, cujo teor da matéria era a preocupação com a visão de crianças e adolescentes, intitulando os optometristas como o profissional que atua no atendimento primário da saúde da visão.
Após atuação do Departamento Jurídico do CBO junto à redação do Jornal, a matéria foi retirada do ar, com pedido de retratação, em atenção ao julgamento da ADPF 131 pelo STF, que reconheceu que os optometristas não estão habilitados para as atividades exclusivas dos médicos.
A atitude favorável é fruto do trabalho consistente do CBO, sendo essa mais uma importante vitória, pois a utilização da técnica jurídica adequada, pelo Departamento Jurídico, aplicou o entendimento do STF no julgamento da ADPF 131, com o reconhecimento expresso para tratar como ilegal o atendimento por optometristas e pelas óticas.
DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO
13/10/2020
Projeto levará a estrutura de atendimento aos estados para capilarizar acesso ao atendimento jurídico....
GlaucomaDay, Cegueira, Tô Fora! Hospital de Olhos Ruy Cunha na luta contra o Glaucoma...
O Ministério da Saúde emitiu em 06 de agosto nota técnica atualizando a conduta para evitar a conjuntivite dos recém-nascidos...