Em 2017 investimos para chegar cada vez mais perto de você, colega oftalmologista. E o caminho que encontramos para diminuir esta distância foi aproximar o CBO de suas parceiras, as Sociedades Estaduais de Oftalmologia, afinal, quanto mais estruturada a entidade regional for, mais forte a Oftalmologia.
Evoluímos também em outras frentes. O nosso departamento jurídico, por exemplo. Ampliamos sua representatividade para o território nacional. Disponibilizamos um canal de contato direto via whatsapp para facilitar o envio de denúncias do exercício ilegal da Medicina. Até o presente momento milhares de atendimentos foram realizados e centenas de representações junto aos Ministérios Públicos foram protocoladas.
No ensino, criamos o CBO Live e transmitimos inúmeras vídeo-aulas sobre temas de grande interesse para a comunidade. Reformulamos o CBO e-Learning, inclusive com a publicação de um curso completo de Uveítes, gravado em parceria com a Sociedade Brasileira de Uveítes. Disponibilizamos, também via site, as aulas do Curso Fundamentos de Oftalmologia, o Webcast, com as aulas dos Dias Especiais de nossos últimos congressos e a tradicional Série Oftalmologia Brasileira.
Ah, renovamos também a parceria com a Academia Americana de Oftalmologia para oferecer aos nossos associados o acesso completo ao O.N.E Network, uma das plataformas de educação continuada mais acessadas do mundo.
Fora isso, como Departamento de Oftalmologia da Associação Médica Brasileira, realizamos a Prova Nacional de Oftalmologia para 667 candidatos, sendo 355 alunos dos nossos 95 cursos de Especialização distribuídos por todo o País. 88,18% destes alunos foram aprovados, o que ratifica o alto nível do Ensino de nossas instituições. Por fim, aplicamos os exames do International Council Of Ophthalmology (ICO). Aliás, somos a única instituição no Brasil autorizada a aplicar estes exames.
Trabalhamos também junto ao Ministério da Saúde e conseguimos o tão esperado reajuste no valor dos procedimentos oftalmológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Um feito que não acontecia há mais de dez anos.
E junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fomos a entidade médica que mais contribuiu para a edição de seu Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. O Rol reúne uma lista de procedimentos, exames e tratamentos que devem ter a cobertura obrigatória por parte das operadoras de saúde.
Já no Supremo Tribunal Federal (STF), estivemos presentes em todas as sessões em que a ADPF 131 entrou em pauta. Sem faltar um dia!
Foram muitas as conquistas e sabemos que precisamos fazer ainda mais por você. Para isso, precisamos que você renove sua anuidade em 2018. A anuidade não teve seu valor reajustado.
Este pagamento abre as portas a vários benefícios exclusivos aos associados e garante ao CBO os recursos financeiros necessários para continuar promovendo a excelência no ensino da Especialidade, defendendo as prerrogativas profissionais dos médicos oftalmologistas e a saúde ocular da população.
Contribua para o fortalecimento do CBO. Acesse www.anuidadecbo.com.com.br e renove sua anuidade. Visite o site www.cbo2018.com.br, faça o pagamento, e garanta lugar no 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia
CFM emite dois pareceres relacionados com Oftalmologia...
CBO2017 Entrevista conversa com a professora doutora Zélia Correa sobre oncologia ocular...
Cremesp repudia declaração de vereador e optometrista de Campinas (SP) e exige retratação pública...