O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) divulgou em seu site um alerta aos pacientes que pretendem se submeter a procedimento cirúrgico durante os chamados “mutirões de cirurgias”.
De acordo com o aviso, para que o procedimento seja realizado de forma adequada, evitando surpresas negativas, principalmente, no pós-operatório, é fundamental seguir algumas recomendações básicas que começam antes mesmo da cirurgia. O primeiro passo é realizar todos os exames (laboratoriais e de imagens) pré-operatórios necessários.
De posse dos resultados dos exames e da indicação médica, o paciente deve observar as condições do local onde o procedimento será realizado. Isso envolve instalações físicas, higiene, medicações, equipamentos e equipe qualificada. É importante, por exemplo, saber se haverá um anestesista para administrar o sedativo.
Os cuidados no pós-operatório também merecem atenção. O sucesso de uma cirurgia depende de um acompanhamento após o procedimento. Lembre-se que, além do médico, os gestores responsáveis pelos mutirões devem orientar os pacientes, fornecendo, de forma objetiva, todas as informações relativas à intervenção cirúrgica.
Em seu aviso, o CREMEB salienta que, independentemente do grau de complexidade, todo procedimento cirúrgico oferece riscos ao paciente, portanto, deve ser realizado seguindo as normas de segurança na saúde. E ressalta que, caso o paciente tenha dúvidas ou não se sinta seguro, recomenda-se que a cirurgia não seja realizada.
Ao mesmo tempo, o órgão chama atenção dos médicos para a importância de observar os protocolos de segurança do paciente e comunicar a existência de qualquer irregularidade.
Veja a íntegra da matéria no site do Conselho Federal de Medicina
Mudanças vão facilitar o uso da ferramenta pelos oftalmologistas e pela população, privilegiando a comunicação de forma estratégica...
Mitos e Verdades na Cirurgia Refrativa é tema do primeiro CBO-Live da temporada...
Depois de uma ampla mobilização das entidades médicas, que contou com a participação do CBO, foi elaborada uma nova versão do decreto que in...