Numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Glaucoma (CBG) e da Associação Brasileira de Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG), a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminada de verde na noite de 26 de maio, dia nacional de combate à doença. Antes das luzes serem acessas, foi realizada uma Missa de Ação de Graças. “Foi um lindo e impactante evento”, destacou Francisco Lima, presidente da SBG. A intervenção fez parte da campanha “Dê uma passo a frente contra o glaucoma”, lançada pela entidade.
A campanha alerta para a importância da consulta regular a um oftalmologista, como forma de diagnóstico precoce. “O esclarecimento da população sobre esta doença silenciosa e terrível é, seguramente, a mais poderosa das armas contra a cegueira pelo glaucoma”, explicou Lima.
Não há dados precisos sobre a prevalência dessa afecção na população Brasileira. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), há cerca de 1 milhão de glaucomatosos no país. Em todo o mundo, existem 65 milhões de portadores e 5,2 milhões de cegos pela enfermidade, que é a segunda causa de perda da visão no mundo.
Apesar de a doença ser controlável, milhares de brasileiros sem acesso ao atendimento oftalmológico acabam cegos irreversivelmente por não receberem o diagnóstico precoce e a assistência adequada. O CBO propõe e vem atuado politicamente na inserção da oftalmologia no atendimento primário em saúde para, assim, chegar aos vazios assistenciais verificados em grande parte do país e evitar que milhares de brasileiros percam a visão.
Prazo para envio de sugestões termina hoje. Não deixe de contribuir....
Qualificação de prestadores e informações aos usuários são objetos de importantes resoluções da ANS...
Aprenda, em três partes, como se desenvolve a visão dos recém-nascidos ...