Idealizado para concentrar todas as aulas básicas nas principais subespecialidades numa atividade separada do congresso, o Curso Fundamentos da Oftalmologia tem obtido cada vez mais sucesso e, nas diversas avaliações e pesquisas de aproveitamento realizadas durante cada evento, aparece sempre como otimamente avaliado.
Em Maceió, o curso será iniciado na tarde de 03 de setembro e prosseguirá pelos dois dias seguintes, num total de 26 módulos ou 46 horas/aula. O programa está sendo composto dentro da mesma sistemática de aulas magnas de longa duração nas quais os assuntos abordados são esgotados.
No período da tarde de 03 de setembro, correspondente aos primeiros módulos do curso, a apresentação será baseada em questões, quando grupos de especialistas discutirão os aspectos abordados.
“Está mais do que provado que a resolução de questões fortalece o aprendizado. Nosso objetivo é aumentar a adesão, aumentar a retenção da informação usando as perguntas comentadas ou discutidas por um painel de especialistas”, explicou o coordenador da Comissão Científica do CBO, Wallace Chamon.
Além dos módulos de questões, também haverá aulas sobre Glaucoma, Refração, Segmento Posterior (Retina e Uveítes), Segmento Anterior (Catarata, Córnea e Cirurgia Refrativa) e de outras subespecialidades.
O CFO foi criado para possibilitar a racionalização da programação científica do congresso ao concentrar as matérias básicas numa única forma de apresentação. É dirigido principalmente para os jovens médicos e oftalmologistas que querem reciclar seus ensinamentos em determinados ramos da Especialidade. É constituído de aulas formais de grande duração, sem privilegiar o debate ou a participação da plateia.
As sucessivas avaliações positivas do Curso Fundamentos da Oftalmologia levaram seu Comitê Organizador a planejar a realização de um curso presencial nos mesmos moldes, a ser realizado no início do próximo ano, provavelmente em Brasília (DF), com cinco dias de duração, voltado preferencialmente para os alunos dos Cursos de Especialização em Oftalmologia credenciados pelo CBO.
De acordo com Wallace Chamon, já existem, inclusive, os compromissos da empresa Latinofarma de garantir a matrícula de determinado número de alunos dos cursos credenciados e de instalar o simulado cirúrgico no local onde será realizado o CFO para que seus participantes possam se familiarizar com cirurgias oftalmológicas.
“Este curso, que terá a coordenação de Paulo Augusto de Arruda Mello e será realizado numa única sala, o que possibilitará a seus participantes terem contato com todo o conteúdo das aulas”, concluiu Wallace Chamon.
O Curso Fundamentos de Oftalmologia é programação separada do 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, exige inscrição separada e a participação exige a estada em Maceió a partir de 03 de setembro. Mantenha-se informado no site do congresso (www.cbo2018.com.br) e planeje sua viagem com antecedência.
Inscreva sua cidade como sede do 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em 2022...
Cerimônia foi realizada dia 18 de abril no plenário da Câmara de Vereadores de São Paulo....