Notícias

Departamento Jurídico do CBO em ação

Departamento Jurídico do CBO em ação

O Departamento Jurídico do CBO divulga aos médicos oftalmologistas o Informativo 04/17, que trata sobre a prisão em flagrante de um estudante de optometria que exercia ilegalmente a Medicina, na cidade de Pinheiros, no Maranhão e o Informativo 05/17 que trata sobre o veto total por parte do prefeito de Guarulhos, em São Paulo, de um projeto de lei municipal sobre o atendimento, por parte de não médicos, em atenção à saúde visual primária nas UBS, USF, centro de saúde, escolas municipais e gabinetes optométricos no referido município.

Graças ao apoio irrestrito do médico oftalmologista associado ao CBO é que conseguimos defender as prerrogativas profissionais do médico oftalmologista e a saúde ocular de nossa população. A anuidade CBO2017 já está disponível para pagamento e o colega pode parcelar o valor integral em até 3x sem juros pelo cartão de crédito. Acesse www.anuidadecbo.com.br e renove sua associação.

 

Confira abaixo os informativos jurídicos 04 e 05 de 2017

 

Informativo 04 

ESTUDANTE DE OPTOMETRIA. PRISÃO EM FLAGRANTE POR EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA. PINHEIRO/MA. Serve o presente para informar acerca da prisão em flagrante de estudante de optometria que efetuava consultas na colônia de pescadores de Pinheiro/MA, sem a devida autorização legal. No último dia 21 de janeiro de 2017 a Força Tática do 10º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão conduziu para a Delegacia Regional de Pinheiro, um estudante de curso de optometria por exercício ilegal da medicina. O Sr. R. N. P, mesmo sem formação específica, efetuava consultas e prescrevia lentes sem o devido respaldo legal. Os atendimentos aconteciam normalmente na Colônia de Pescadores Z-13 no Bairro da Matriz, em Pinheiro.

Confira o informativo 04 na íntegra no site do CBO

Informativo 05

EMENTA. PROJETO DE LEI MUNICIPAL. OPTOMETRIA. CÂMARA MUNICIPAL DE GUARULHOS/SP. VÍCIO DE INICIATIVA. VETO TOTAL POR PARTE DO PREFEITO. ARQUIVAMENTO. Serve o presente para informar sobre o arquivamento do Projeto de Lei número 2363/2016, de autoria de um dos Vereadores da cidade de Guarulhos/SP, que dispunha sobre o atendimento em atenção à saúde visual primária nas UBS, USF, centro de saúde, escolas municipais e gabinetes optométricos no referido município. Referido Projeto de Lei, que tramitava na Câmara Municipal de Guarulhos/SP, foi arquivado pelo Prefeito sob o fundamento de vício de origem, na medida em que o referido tema (políticas públicas na área da saúde) é de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo Municipal. Ou seja, somente o Prefeito local tem competência para propor normas no campo da área da saúde.

Confira o informativo 05 na íntegra no site do CBO

Talvez te interesse também:

 
Estrabismos Restritivos na Orbitopatia de Graves é o tema do próximo webinar em língua portuguesa

Notícias

Estrabismos Restritivos na Orbitopatia de Graves é o tema do próximo webinar em língua portuguesa

Estrabismos Restritivos na Orbitopatia de Graves é o tema do próximo webinar em língua portuguesa...

Justiça suspende lei que autorizava “consultórios optométricos”

Notícias

Justiça suspende lei que autorizava “consultórios optométricos”

Justiça suspende lei que autorizava “consultórios optométricos”...

Abril Marrom

Notícias

Abril Marrom

Abertura do evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo...

Top