Dentro da mobilização em prol do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), mesmo com a pandemia de Covid-19, neste ano, o Mutirão do Diabetes de Belém (PA) acontecerá em novo formato. Nesta edição, a iniciativa, que conta com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), terá como foco principal levar assistência a cerca de 400 pessoas já acolhidas pela Missão Belém, instituição filantrópica da capital do estado.
Durante três sábados de novembro (7, 21 e 28), mês oficialmente dedicado à conscientização sobre o diabetes em todo o mundo, uma equipe especializada – composta por enfermeiros, médicos oftalmologistas e endocrinologistas – realizará o atendimento de idosos e outras pessoas amparadas pela organização. Em cada visita, haverá palestras informativas sobre hábitos de vida saudáveis, além da realização de exames para diagnosticar o diabetes e a retinopatia diabética, complicação que pode levar à cegueira.
Esclarecimentos - Segundo o coordenador do Mutirão, o oftalmologista Edmundo Frota de Almeida Sobrinho, a ação foi completamente remodelada para levar saúde e esclarecimentos a grupos carentes, apesar das medidas de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus. Neste novo modelo, a Missão Belém oferecerá espaço físico, seguindo os protocolos de segurança indicados pelas autoridades sanitárias. “Todos os pacientes serão triados para aferir pressão arterial e glicemia. Aqueles diagnosticados com diabetes também realizarão antropometria e exame de fundo de olho. O objetivo é identificar precocemente qualquer possível complicação nesses indivíduos e encaminhá-los para acompanhamento”, salienta.
A iniciativa prevê ainda a possibilidade de levar o mesmo modelo de assistência para funcionários de corporações privadas. “Já acertamos com uma empresa de Belém, que abrirá suas portas para triarmos seus colaboradores. Nosso intuito é levar o Mutirão, de forma organizada e segura, ao maior número possível de pessoas”, completou o oftalmologista.
Edmundo Frota de Almeida Sobrinho |
Campanha nacional – Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), o Conselho Brasileiro de Oftalmologia também realizará uma ação nacional em consonância com as limitações de aglomeração impostas pela Covid-19. Em 21 de novembro, a entidade promoverá uma maratona de atividades virtuais para esclarecer diferentes dúvidas sobre o diabetes, especialmente como proteger a saúde dos olhos.
Elaborado para levar aos internautas 24 horas de conteúdo, o evento virtual contará com entrevistas, depoimentos e palestras, unindo em prol da campanha médicos especialistas e celebridades. A ação digital também contará com a participação de usuários das redes sociais, que poderão enviar perguntas, depoimentos e comentários.
“O diabetes deve ser tratado como tema prioritário para a saúde pública. Por isso, convidamos todos a fazerem parte dessa grande mobilização. Vamos levar esclarecimentos à população sobre o quão prejudicial o diabetes pode ser à vida do paciente e como o acompanhamento regular da saúde dos olhos tem importância fundamental no controle dessa doença”, afirmou o coordenador do projeto e vice-presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.
Os ingressos poderão ser adquiridos com desconto no Centro de Convenções...
CBO2017 Entrevista conversa com a professora doutora Zélia Correa sobre oncologia ocular...
Das 11 novas propostas, quatro tratam de procedimentos oftalmológicos, como o tratamento a laser da retinopatia da prematuridade (lesão da r...