“Reconheço que há falta de padronização das condutas das vigilâncias sanitárias nos assuntos gerais da Oftalmologia e no caso particular da adaptação de lentes de contato e isto gera interpretações conflitantes, que provocam ambiente de imprevisibilidade tanto para o médico oftalmologista quanto para os pacientes”.
Esta foi a posição assumida por Jarbas Barbosa, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) junto ao presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Homero Gusmão de Almeida e ao presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), Cleber Godinho, em reunião mantida em 27 de outubro, da qual participaram outros representantes da SOBLEC e o deputado federal Hiran Gonçalves (PNM/RR).
Jarbas Barbosa comprometeu-se a abrir rapidamente processo de diálogo com o CBO, SOBLEC e a Câmara Técnica de Oftalmologia do Conselho Federal de Medicina (CFM) para determinar a criação de normas unificadas de vigência nacional para regulamentar as atividades médico-oftalmológicas, entre as quais a adaptação de lentes de contato.
“Nosso próximo passo é efetivar a presença das entidades oftalmológicas na Câmara Técnica da ANVISA para a discussão de todos os assuntos relacionados à Oftalmologia, sempre com o objetivo fundamental de resguardar a saúde da população brasileira dentro de preceitos sociais”, concluiu o presidente do CBO, Homero Gusmão de Almeida.
MAIS:
Você merece um CBO mais perto!
Atuação do CBO é determinante para inclusão de 4 novos procedimentos oftalmológicos no Rol da ANS
Publicado edital da Prova Nacional de Oftalmologia 2016
CBO e mais de 80 entidades marcaram presença na reunião de criação da Frente. Objetivo é lutar pelos interesses da Medicina e da Saúde no Pa...
Com mais de 1h20 minutos de duração, programa debate todas as principais novidades do maior evento da Oftalmologia em 2018. Confira!...
Hospital Oftalmológico de Brasília abre vagas para Fellowship e residência médica 2016...