Há aproximadamente um ano, em 01 de fevereiro de 2014, falecia em Belo Horizonte a médica oftalmologista Karen Ruth Brock Ramalho de Miranda.
Nascida em Richmond, Virginia, Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1953, ano de seu nascimento, com sua família, em missão religiosa. Passou a infância no interior de Pernambuco. Concluiu o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, Recife, em 1980. Optou por ficar naquela cidade, onde constituiu família e iniciou sua carreira profissional como cirurgiã pediátrica.
Em 1987, mudou-se para Belo Horizonte (MG) e iniciou residência de Oftalmologia no Instituto Hilton Rocha, especializando-se em retina. Posteriormente, desenvolvendo atividades de preceptora da residência e coordenadora do programa. Em 1994 completou seu PhD em Yale com pesquisa na área de Retina.
Profissional comprometida com as causas sociais da saúde participou de forma voluntária, a convite do Ministério da Saúde, em diversos eventos, seminários e capacitações de recursos humanos nas ações de saúde ocular e vigilância do tracoma.
Foi gestora da Coordenadoria da Oftalmologia Social da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais-SES/MG durante o período de 2010 a 2013. Neste cargo desenvolveu uma proposta de organização da atenção oftalmológica do Sistema Único de Saúde da SES/MG, com estruturação de redes de referência de serviços, deste a atenção básica até a alta complexidade em oftalmologia no estado.
Determinada a universalizar o conhecimento de saúde ocular e prevenção da cegueira para a população em geral e trabalhadores da saúde, assim como ampliar o acesso da população aos serviços de atenção à saúde ocular foi mentora da criação em setembro de 2009, da Sociedade Brasileira de Epidemiologia e Saúde Ocular – SBEESO, onde exerceu a função de presidente na gestão 2009/2011.
Seu maior objetivo profissional era diminuir as iniquidades em saúde ocular da população brasileira e com este propósito iniciou o projeto de capacitação de recursos humanos em oftalmologia para médicos das equipes de atenção básica da estratégia de saúde da família.
Profissional de extrema integridade seguiu os princípios éticos e humanistas intrínsecos ao sacerdócio da carreira médica. Como pessoa humana deixa o exemplo de competência, determinação, simplicidade, solidariedade, polidez e generosidade com os colegas, gestores, amigos, alunos e pacientes.
Sua prática de vida e trabalho servirá de fonte de inspiração aos gestores, profissionais de saúde e cidadãos comprometidos em promover políticas públicas que ampliem o acesso da população às ações de promoção da saúde ocular, prevenção das deficiências visuais e da cegueira.
Amiga e companheira solidária, deixou saudades em todos os que a conheceram.
Maria de Fátima Costa Lopes – Ministério da Saúde
Norma Helen Medina – Secretaria de Estado da Saúde – SP
Paulo Antonio Caninéo – Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes - SP
Neusa Bernardes – Secretaria de Estado da Saúde de Tocantins
E demais membros da diretoria e sócios da Sociedade Brasileira de Epidemiologia e Saúde Ocular – SBEESO
Um colar da Tiffany&Co será sorteado entre as presentes...