Notícias

Homenagem póstuma

Homenagem póstuma

Há aproximadamente um ano, em 01 de fevereiro de 2014, falecia em Belo Horizonte a médica oftalmologista Karen Ruth Brock Ramalho de Miranda.

Nascida em Richmond, Virginia, Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1953, ano de seu nascimento, com sua família, em missão religiosa. Passou a infância no interior de Pernambuco. Concluiu o curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, Recife, em 1980. Optou por ficar naquela cidade, onde constituiu família e iniciou sua carreira profissional como cirurgiã pediátrica.

Em 1987, mudou-se para Belo Horizonte (MG) e iniciou residência de Oftalmologia no Instituto Hilton Rocha, especializando-se em retina. Posteriormente, desenvolvendo atividades de preceptora da residência e coordenadora do programa. Em 1994 completou seu PhD em Yale com pesquisa na área de Retina.

Profissional comprometida com as causas sociais da saúde participou de forma voluntária, a convite do Ministério da Saúde, em diversos eventos, seminários e capacitações de recursos humanos nas ações de saúde ocular e vigilância do tracoma.

Foi gestora da Coordenadoria da Oftalmologia Social da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais-SES/MG durante o período de 2010 a 2013. Neste cargo desenvolveu uma proposta de organização da atenção oftalmológica do Sistema Único de Saúde da SES/MG, com estruturação de redes de referência de serviços, deste a atenção básica até a alta complexidade em oftalmologia no estado.

Determinada a universalizar o conhecimento de saúde ocular e prevenção da cegueira para a população em geral e trabalhadores da saúde, assim como ampliar o acesso da população aos serviços de atenção à saúde ocular foi mentora da criação em setembro de 2009, da Sociedade Brasileira de Epidemiologia e Saúde Ocular – SBEESO, onde exerceu a função de presidente na gestão 2009/2011.

Seu maior objetivo profissional era diminuir as iniquidades em saúde ocular da população brasileira e com este propósito iniciou o projeto de capacitação de recursos humanos em oftalmologia para médicos das equipes de atenção básica da estratégia de saúde da família.

Profissional de extrema integridade seguiu os princípios éticos e humanistas intrínsecos ao sacerdócio da carreira médica. Como pessoa humana deixa o exemplo de competência, determinação, simplicidade, solidariedade, polidez e generosidade com os colegas, gestores, amigos, alunos e pacientes.

Sua prática de vida e trabalho servirá de fonte de inspiração aos gestores, profissionais de saúde e cidadãos comprometidos em promover políticas públicas que ampliem o acesso da população às ações de promoção da saúde ocular, prevenção das deficiências visuais e da cegueira.

Amiga e companheira solidária, deixou saudades em todos os que a conheceram.

Maria de Fátima  Costa Lopes – Ministério da Saúde

Norma Helen Medina – Secretaria de Estado da Saúde – SP

Paulo Antonio Caninéo – Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes - SP

Neusa Bernardes – Secretaria de Estado da Saúde de Tocantins

E demais membros da diretoria e sócios da Sociedade Brasileira de Epidemiologia e Saúde Ocular – SBEESO

Talvez te interesse também:

 
Encontro CBO-Mulher será realizado no 22º Simpósio Internacional da Santa Casa de São Paulo

Notícias

Encontro CBO-Mulher será realizado no 22º Simpósio Internacional da Santa Casa de São Paulo

Um colar da Tiffany&Co será sorteado entre as presentes...

Prêmios

Notícias

Prêmios

Trabalhos premiados no XXXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia...

Departamento Jurídico do CBO em ação

Notícias

Departamento Jurídico do CBO em ação

Departamento Jurídico do CBO em ação...

Top