Aconteceu nos dias 07 e 08 de julho de 2017, o III Mutirão Multidisciplinar de Microcefalia por Síndrome da Zika Congênita no Estado do Ceará. O evento, que é uma continuação do trabalho de mapeamento iniciado no ano de 2016, vem ocorrendo na sede do Hospital de Olhos e ONG CAVIVER – Centro De Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer, que fica em Fortaleza/CE.
Houve a participação de 70 profissionais voluntários da área da saúde, entre eles pediatras, geneticistas, neurologistas, oftalmologistas, ortopedistas, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e odontólogos que proporcionaram um atendimento completo e eficiente à 107 famílias, estas receberam informações atualizadas sobre o andamento da doença. A equipe também coletou dados expressivos para o desenvolvimento do conhecimento científico da SZC.
Além do mutirão, o Hospital de Olhos e ONG CAVIVER atende regularmente crianças e famílias desfavorecidas socialmente, realizando assim um trabalho primordial de saúde pública na prevenção à cegueira infantil no estado do Ceará.
O III Mutirão Multidisciplinar da Microcefalia por Síndrome da Zika Congênita esteve sob a coordenação da Dra Erlane Ribeiro ( geneticista ), Dra Islane Verçosa ( oftalmologista ) e do Dr André Pessoa ( Neurologista Pediátrico ) e o IV Mutirão já está em processo de organização e a previsão é de que no início do próximo ano o mesmo seja realizado
Equipe completa dos profissionais de saúde envolvidos no III Mutirão |
CBO representado na reunião da Frente Parlamentar da Medicina...
Fórum do CFM cobra medidas para melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças oculares na infância ...
Lei que inseria a optometria na atenção básica de saúde é revogada em Bocaina/SP...