Estão abertas até o fim de novembro as inscrições para a Prova Nacional de Oftalmologia 2016. A aprovação no exame é obrigatória para a obtenção do título de especialista, concedido pelo CBO e pela Associação Médica Brasileira (AMB).
A prova é feita em duas etapas. A primeira, teórica, será aplicada no dia 6 de março de 2016, exclusivamente em São Paulo, e será dividida em três módulos, com perguntas de múltipla escolha:
Prova Teórica I — 50 questões sobre ciências básicas de oftalmologia;
Prova Teórica II — 125 questões sobre conteúdo clínico-cirúrgico;
Prova Teórico-prática — 50 questões de análise de imagens referentes a estudo de caso.
Os candidatos considerados aptos serão posteriormente convocados para a realização da etapa prática a partir do dia 10 de abril. Nesta fase, realizada nos estabelecimentos com curso credenciado pelo CBO, o candidato examinará pacientes, debaterá casos e fará orientação terapêutica. O local e o horário da avaliação serão informados entre abril e maio de 2016.
Para se inscrever, o médico deverá cumprir os seguintes requisitos:
Ter registro definitivo no Conselho Regional de Medicina (CRM);
Concluir até fevereiro de 2016 o Curso de Especialização, em Serviço credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, desde que o candidato tenha ocupado uma das vagas credenciadas pelo CBO; ou
Concluir até fevereiro de 2016 o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, em Instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica MEC; ou
Comprovar mínimo de seis anos de graduação em Medicina, completados até 28 de fevereiro de 2016, e apresentar comprovação de seis anos de treinamento ou capacitação, como médico, junto à instituição dedicada ao atendimento oftalmológico.
Candidatos com anuidade CBO em dia têm 60% de desconto na inscrição. Acesse aqui o cronograma de atividades e o edital completo.
MAIS:
Você merece um CBO mais perto!
Atuação do CBO é determinante para inclusão de 4 novos procedimentos oftalmológicos no Rol da ANS
Pesquisa inédita revela que 60% dos portadores de diabetes tipo 2 não sabem que a doença pode cegar
O Ministro da Saúde Ricardo José Magalhães Barros recebeu uma carta com as propostas da Oftalmologia....
Invenção de estudantes universitários do Recife ajuda deficientes visuais a desviarem de obstáculos. Protótipo custou R$ 45 e está sendo apr...