Notícias

Instituto Benjamin Constant completa 161 anos

Instituto Benjamin Constant completa 161 anos

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia parabeniza o Instituto Benjamin Constant pelos seus 161 anos de fundação. O Instituto foi credenciado pelo CBO como Curso de Especialização em Oftalmologia em 1975.

Sua solenidade de inauguração foi realizada em 17 de setembro de 1854 e contou com a presença do Imperador, da Imperatriz e das mais altas autoridades da corte. Seu primeiro diretor foi Sigaud. Veja abaixo a matéria da cerimônia, publicada pelo Jornal do Commércio em 18 de setembro de 1854.

“Teve hontem lugar a inauguração do Instituto dos Meninos Cègos do Brazil, à qual dignárão-se assistir  Sua Majestade o Imperador e Sua Majestade a Imperatriz.

O Sr. Conselheiro Pedreira, como Ministro do Império em uma breve allocução, allusiva ao objecto, pedio as ordens  de  S. M.  o  Imperador  para  a abertura do estabelecimento, e tendo-as obtido, declarou inaugurado o Instituto. Seguio-se um interessante discurso do Sr. Dr. Sigaud, director do instituto e um hyno a SS.MM. cantado pelos meninos cegos.

SS.MM. percorrêrrão depois as salas de estudo, refeitorio, dormitorio e mais dependencias do edificio e retirárão-se parecendo satisfeitos.

Assistirão a este acto os ministros, alguns conselheiros de estado, senadores, deputados, e muitas pessoas gradas. Estiverão tambem presentes muitas senhoras de distincção.

Os meninos apresentárão-se já vestidos com uniforme do collegio. A scena da inauguração foi tocante e comoveu a muitos corações.

Tocárão as bandas de musica do batalhão de fuzileiros, que fez a guarda de honra e a dos menores.

Forão nomeados:

Comissario do Governo para Inspecção do Instituto, o Sr. Conselheiro de Estado Visconde de Abrantes. Director, o Sr. Dr. José Francisco Sigaud. Capellão, o Sr. conego Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro.  Professor de primeiras letras o  Sr. Dr. Pedro José de Almeida. Professor de Música Vocal e Instrumental, o Sr. J. J. Lodi e   Repetidor, o Sr. Carlos Henrique Soares, cego de nascença.

O edifício é o da antiga residência do primeiro Barão do Rio Bonito, no morro da Saúde, vasto, espaçoso e arejado, com boa chacara, para recreio dos meninos, e está adornado com gosto e simplicidade”.

MAIS

Versão digital da Série Oftalmologia Brasileira já está disponível para download

Está no ar segunda edição da revista e-Oftalmo

CBO lança nova edição do “Meu Primeiro Consultório”

 
 

Talvez te interesse também:

 
CBO2017 Entrevista o doutor José Alejandro Bullon, assessor jurídico da entidade

Notícias

CBO2017 Entrevista o doutor José Alejandro Bullon, assessor jurídico da entidade

CBO2017 Entrevista o doutor José Alejandro Bullon, assessor jurídico da entidade...

Prêmio de Melhor Cirurgia do Congresso de Catarata

Notícias

Prêmio de Melhor Cirurgia do Congresso de Catarata

Prêmio de Melhor Cirurgia do Congresso de Catarata...

Ação social da SOFBA

Notícias

Ação social da SOFBA

Ação social da Sociedade de Oftalmologia da Bahhia...

Top