Em 05 de Dezembro de 2016 foi eleita e tomou posse a nova diretoria da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS). Após alguns anos de inatividade, a entidade inicia uma nova fase que promete mudanças positivas pra a Oftalmologia gaúcha.
A chapa vencedora, chamada de "Cristalino Transparente", pois é jovem, tem foco, enxerga bem e tem ações cristalinas, tem a seguinte formação:
- Presidente: Isabel Habeyche Cardoso
- Secretário: Guilherme Diehl
- Diretor Financeiro: Caio Scocco
- Diretor Científico: Roberto Freda
- Diretoria de Defesa de Classe: Sérgio Kwitko, Humberto Lubisco e Marco Antônio Kroeff.
A nova diretoria conta com total apoio dos colegas do Rio Grande do Sul. Somente nas primeiras 24 horas de gestão, mais de 60 oftalmologistas se associaram a entidade. De acordo com a nova presidente, estruturar a sociedade e conquistar a adesão de médicos residentes de Porto Alegre e do interior do Estado são os principais objetivos de gestão.
“Dentre as atividades científicas, vamos unificar a SORIGS com a Jornada Gaúcha, um tradicional congresso local, que reúne os colegas de todo o estado. Além disso, iremos promover cursos em Porto Alegre e interior e criar nosso portal na internet que será alimentado com conteúdo científico, inclusive com a realização de teleconferência, e com informações para os pacientes”, afirma Isabel Habeyche.
Já em relação às atividades de defesa de classe, a nova diretoria pretende formar comissões para atuarem em favor da defesa das prerrogativas profissionais do médico oftalmologista. “Com o apoio jurídico do CBO, a luta será incessante contra a optometria, que infelizmente está cada vez mais atuante em nosso estado”, complementa.
A sociedade realizará, também, atividades sociais e esportivas, como a realização do "Chá de Santa Luzia", que visa congregar as esposas dos colegas, e o apoio a instituições de caridade.A parte esportiva também será contemplada, com o evento "Corrida pela Visão", que acontecerá simultaneamente com a "Corrida do Olhinho", para o público infantil.
Serão iniciadas campanhas de promoção da saúde ocular, com a presença de residentes e médicos voluntários, para esclarecimento da população sobre as doenças mais prevalentes, e além disso, reiniciada a campanha para aumentar o número de doadores de córnea.
“Com todos esses planos a serem executados, a nova SORIGS visa criar uma sociedade fraterna, unida, forte e representativa, composta por todos os colegas do Rio Grande do Sul”, finaliza Isabel Habeyche Cardoso.
Dentro da mobilização em prol do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), mesmo com a pandemia de Covid-19, neste ano, o Mutirão do Diabete...
A importância do pré-natal na saúde ocular da criança...
Fotofobia: o incômodo nos olhos de quem não consegue olhar diretamente para a luz...