Dos fundamentos da Oftalmologia às consequências da quarta revolução industrial no exercício da profissão; das aulas básicas para os alunos dos cursos de especialização aos debates sobre inteligência artificial, inovação, interdisciplinaridade e o futuro da computação na Especialidade. Este será o panorama que tomará conta do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, de 05 a 08 de setembro, durante a realização do 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.
Os preparativos para a realização do grande evento da Especialidade em 2018 estão dentro do cronograma estabelecido. Segundo o coordenador da Comissão Científica do CBO, Wallace Chamon, já foram determinados os temas e os objetivos dos quase 1.500 encontros que comporão o grande mosaico de transmissão do conhecimento que ocorrerá na capital alagoana.
“Conseguimos reunir na Comissão Científica pessoas do mais alto gabarito e extremamente eficientes. A comissão descobriu que o Congresso Brasileiro é um local e ocasião de encontros entre palestrantes e congressistas, sendo que estas posições são intercambiáveis. Nossa missão é fazer com que esses encontros ocorram de várias maneiras para serem mais eficientes, mais interessantes e mais agradáveis. Serão 378 horas de encontros, com mais de 1.500 temas e para cada um dos temas, já temos os objetivos a serem alcançados. Foi trabalho grande e que vai garantir a qualidade científica que se concretizará em Maceió”, disse.
O 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia ocupará 14 salas do centro de convenções e a programação científica será dividida em 200 módulos de 1h45 cada. Dentro de alguns dias a grade interativa estará acessível no site do evento (www.cbo2018.com.br).
Paralelamente ao trabalho da Comissão Científica do CBO, a Comissão Executiva do congresso, presidida por João Marcelo Lyra e Mário Jorge dos Santos, continua articulando os esforços dos médicos oftalmologistas de Alagoas e dos Estados vizinhos para que a recepção dos colegas do Brasil e do exterior seja a melhor possível em setembro.
O espaço da exposição comercial foi praticamente todo comercializado e os poucos espaços disponíveis estão relacionados com a participação de entidades, ONGs e pequenas empresas locais. Os entendimentos com as autoridades estaduais e municipais estão virtualmente concluídos e o evento, por sua capacidade de movimentar a economia da cidade e das regiões circunvizinhas, está recebendo todo o apoio dos poderes públicos e das associações empresariais e sociais de Alagoas.
“Maceió oferece mais do que um lindo litoral. Apresenta gastronomia rica e variada e vida cultural imensa e diversificada. Além disso, nosso evento, com sua preocupação primordial de disseminar o conhecimento e provocar a discussão sobre os rumos da Oftalmologia brasileira, será a grande atração para os cinco mil colegas que participarão do congresso”, declarou Mário Jorge dos Santos.
Seu colega de presidência da Comissão Executiva, João Marcelo Lyra, afirmou que o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso vem passando por sucessivas reformas e ampliações que se refletirão no aumento do conforto de todos os participantes e que as inovações em todos os campos marcarão definitivamente o evento.
“Nosso grande desafio é fazer um congresso para atender a todos os interesses e ele está sendo vencido. Os jovens que hoje estão na faculdade, praticarão uma Oftalmologia totalmente diferente e temos que estar preparados. O 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia será o grande cenário para todos esses debates e inovações”, concluiu João Marcelo Lyra.
CBO Live #14 debate o CBO2018 ao vivo pelo facebook. Confira...
Lista dos trabalhos premiados no Congresso de Florianópolis...