O Centro Especializado em Reabilitação, da Fundação Altino Ventura, passará a atender pacientes com múltiplas deficiências, ampliando o acesso da população ao tratamento médico e terapêutico por meio do SUS. A mudança, oficializada neste dia 12 (sexta-feira), pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, habilitará o Centro (que já atua nas áreas intelectual e visual) a cuidar também dos portadores de deficiências física e auditiva, passando de CER II para CER IV. Isso irá beneficiar cerca de 3 mil pacientes por mês. A solenidade foi realizada às 11h.
Com a habilitação para CER IV, as instalações do Centro dobrarão a sua capacidade para quatro consultórios oftalmológicos, duas salas de estimulação visual e global precoce, cinco de fisioterapia, quatro de fonoaudiologia, duas de psicologia, quatro de exames audiométricos, três consultórios para otorrino, neuro e ortopedia, além de salas de musicoterapia, braile, libras e informática assistiva, de adaptação de auxílios ópticos, enfermagem e serviço social.
A equipe profissional do CER IV será composta por oftalmologistas, anestesistas, cardiologistas, otorrinolaringologista, neurologista, terapeutas, incluindo psicólogas, psicopedagogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, assistente social, musicoterapeuta, instrutora de braille, além de colaboradores diretos, estagiários e voluntários.
“Com o CER IV, nosso foco será o Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada paciente, o que irá abranger o trabalho integrado, envolvendo nossa equipe multiprofissional, a família/cuidador e o próprio paciente”, destacou a presidente da Fundação Altino Ventura, Dra. Liana Ventura.
O ESPAÇO
Chamado de “Menina dos Olhos”, o Centro de Reabilitação foi fundado em 2005 com o objetivo promover a cidadania e fortalecer a participação da pessoa com deficiência na sociedade. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com a missão de promover aos seus pacientes maior qualidade de vida, educação, saúde e assistência social, numa abordagem transdisciplinar, com amor, compromisso e responsabilidade social.
O espaço é reconhecido pelo Ministério da Saúde como centro de referência em utilidade pública. Entre os parceiros nacionais e internacionais estão o Ministério da Saúde, Governo de Pernambuco, ONG Christian Blind Mission (CBM), Lions da Alemanha, Ministério do Desenvolvimento Alemão (BMZ), Rede de TV alemã (RTL) e Rotary Internacional.
*Créditos para o fotógrafo: João Carlos Lacerda
Homem fica cego de um olho depois de dormir de lente de contato...
Homero Gusmão de Almeida reforça a importância de legitimar mandato por meio das eleições...
Versão com qualidade de impressão da Revista Veja Bem é disponibilizada para download...