Realização de 35 mil procedimentos diagnósticos e clínicos, atendimento a milhares de pessoas carentes, realização de dezenas de atividades de esclarecimento sobre os vários aspectos do diabetes e uma grande mobilização de mais de 1.100 voluntários, empresas, instituições e entidades foram alguns dos resultados do 11º Mutirão do Diabético de Itabuna, realizado em 21 de novembro.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna. É coordenada pelo médico oftalmologista Rafael Ernane Andrade e já é considerado como um dos principais eventos de prevenção e tratamento da doença no Brasil e no mundo.
“O principal objetivo do mutirão é proporcionar orientação, conscientização, motilização e atendimento médico especializado gratuito para os portadores das principais complicações associadas ao diabetes. Ao conciliar orientação, prevenção e tratamento, o Mutirão do Diabético de Itabuna contribuiu para preservação e melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas”, declara Rafael Andrade.
Nas semanas anteriores ao Mutirão foram realizadas ações de mobilização. Uma delas foi a “Pedalada Azul”, passeio de bicicleta que contou com a participação de mais de 800 ciclistas que percorram as principais avenidas da cidade. Outra, que já é tradicional, é a Campanha Itabuna Azul, onde marcos, monumentos, prédios importantes e residências da cidade são iluminadas de azul para divulgar a iniciativa.
Na parte oftalmológica, o mutirão contou com também com a participação de 12 médicos especialistas em retina (além do corpo médico do hospital) patrocinados pela empresa Novartis. Cerca de 1700 pacientes foram encaminhados para exame de mapeamento de retina sob dilatação pupilar para detecção de retinopatia diabética e os casos graves foram submetidos a avaliação renal e bioquímica, com tratamento gratuito com fotocoagulação a laser da retina nos casos indicados.
Na chamada “Cidade do Diabetes”, na praça localizada em frente ao hospital, foram montados mais de 30 estandes com ações de prevenção e orientação, exames de glicemia capilar, avaliação da pressão arterial, atividades físicas e culturais.
O Mutirão do Diabético de Itabuna será apresentado no Congresso Mundial de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF), que acontece em dezembro em Vancouver, no Canadá, como modelo a ser aplicado em outros países.
A iniciativa contou com a parceria da Caixa Econômica Federal, TV Record Cabrália, Prefeitura de Itabuna, Universidade Estadual de Santa Cruz, Faculdade Unime, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Lions Clube, Rotary Maçonarias, Ordem Demolay, Unimed, Bahiagás e Banco Santander, entre outros.
Veja algumas fotos dos atendimentos:
Milhares de atendimentos gratuitos foram realizados a população.
Mais de 35 mil procedimentos diagnósticos e clínicos foram realizados por uma equipe de mais de mil voluntários.
Até a porquinha Peppa marcou presença para animar a criançada.
MAIS:
Inscrições para a Prova Nacional de Oftalmologia 2016 vão até dia 30 de novembro
Você merece um CBO mais perto!
Atuação do CBO é determinante para inclusão de 4 novos procedimentos oftalmológicos no Rol da ANS
egado pedido de alvará de funcionamento para consultório de optometria, em Guarulhos-SP...
Tema Oficial do CBO2015 já está em fase de impressão...