Tendo em vista a enorme repercussão na comunidade médica a partir da veiculação de matéria no Jornal Nacional do dia 08/08/2018, a respeito do tratamento da DMRI com base em células-tronco, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, envolvida na referida matéria, vem a público se manifestar através da presente nota:
"Os estudos com células-tronco para tratamento de doenças da retina foram concluídos e não estão incluindo novos pacientes. Não há previsão para início das próximas fases das pesquisas. Apesar de animadores, os resultados apresentados não permitem o uso de células-tronco como tratamento. As notícias serão atualizadas no site do www.hcrp.usp.br e www.ribeirao.usp.br
Assessoria de comunicação
Hospital das Clínicas
FMRP – USP
Imprensa@hcrp.usp.br
Jornalismo: 16 3602-2612
Marketing: 16 3602-2843
A Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), surpresa com o conteúdo da matéria, registra que é preciso ter cuidado com a divulgação de informações que possam causar insegurança na população e induzir pacientes em processo de tratamento a buscarem soluções não validadas e reconhecidas cientificamente.
Nesse passo, a SBRV informa que irá acompanhar o desenrolar do tema e espera contar com a colaboração e o bom senso de todos os envolvidos na área da retina e vítreo, a fim de evitar a divulgação de informações que possam causar insegurança na população e prejudicar os tratamentos de doenças retinianas atualmente reconhecidos e recomendáveis pela literatura médica.
Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo
Magno Antônio Ferreira
Presidente da SBRV
Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo entrevistou 932 portadores da doença....
Os benefícios dos óculos escuros para sua saúde visual...
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO denunciou junto a Agência Nacional de Saúde – ANS atos praticados pela Unimed...