Faleceu em 05 de janeiro, o professor Almiro Pinto de Azeredo, fundador da Divisão de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.
Azeredo graduou-se em 1946 pela então Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro, instituição na qual especializou-se em Oftalmologia e, a partir de 1956, tornou-se professor.
Em 29 de abril de 1959 foi contratado para organizar o Departamento de Oftalmologia em Ribeirão Preto, numa história cheia de pioneirismo a alguma improvisação. Conta-se que as primeiras instalações do departamento localizavam-se num vão do antigo hospital das clínicas originalmente destinado a estacionamento de automóveis.
Almiro Pinto de Azeredo era Professor Catedrático de Oftalmologia e Professor Emérito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (1959 – 1981), Professor Titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFRJ (1984 – 1991). Além de inúmeros artigos, conferências e capítulos, foi autor do livro A Visão e seus Problemas, editado em 2007.
Deixa esposa, Maria Luiza Lima de Azeredo, quatro filhos, sete netos e três bisnetos.
Em 04 de Setembro, milhares oftalmologistas compareceram ao Estádio Olímpico de Goiânia para a realização da atividade cívica mais important...
Sociedade Portuguesa de Oftalmologia oferece inscrição gratuita aos associados do CBO...
Confira na íntegra o artigo de Milton Ruiz Alves e Marcos Ávilla que foi publicado na edição online da Folha de S. Paulo sobre o cenário da...