O Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, tendo por fundamento a reportagem divulgada pelo Programa Fantástico, no último domingo (11/11/18), vem a público esclarecer sobre os atendimentos realizados por mutirões da saúde.
O CBO esclarece que apoia iniciativas sociais e mutirões de assistência oftalmológica em diversas regiões do Brasil. Mas reforça que essas ações devem atender localidades com carência assistencial, mediante o uso adequado dos recursos públicos, e que devem ser submetidas ao mesmo rigor sanitário e seguir os mesmos protocolos de atendimento de qualquer clínica ou centro cirúrgico, para oferecer sempre o menor risco ao paciente, tendo em vista a comprovada complexidade que envolve a realização e interpretação dos exames oftalmológicos.
O CBO apoia e corrobora a necessidade de atuação dos órgãos públicos de fiscalização e de defesa do consumidor, em adotarem as providências cabíveis no sentido de fiscalizar, monitorar, avaliar e aplicar às sanções devidas aos responsáveis, inclusive médicos oftalmologistas eventualmente envolvidos, diante à possíveis irregularidades existentes neste tipo de atendimento,
No entanto, é inegável que independente desse apoio às autoridades públicas não há como o CBO deixar de se manifestar em prol dos médicos oftalmologistas, que em sua esmagadora maioria, são cidadãos que obedecem o disposto no ordenamento jurídico brasileiro.
O CBO ressalta a necessidade de diferenciação entre médicos oftalmologistas envolvidos em irregularidades e médicos oftalmologistas cumpridores de seus deveres e obedientes das leis.
O CBO se coloca à disposição das autoridades para colaborar no que for necessário, destacando que é autor de varias denúncias junto ao Ministério Público que versam sobre o mesmo assunto da reportagem.
Diretoria do CBO
Sua participação no CBO e nas lutas e conquistas da Oftalmologia brasileira não deve e não pode se resumir ao pagamento da anuidade, mas tem...
Um colar da Tiffany&Co será sorteado entre as presentes...
Participe do lançamento do livro Atlas de Doenças da Mácula, no #CBO2015...