Cada vez mais os brasileiros ganham destaque nos gastos com cosméticos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o Brasil é o terceiro maior mercado global de produtos do gênero. A empresa de pesquisa Nilsen apurou que o market share das redes de drogarias e farmácias, nas vendas de cosméticos e itens de higiene, tem crescido muito. Com todo esse crescimento, é importante pensar na qualidade dos produtos que estão sendo adquiridos e evitar a tentação de cair no exagero por causa de tantas ofertas.
A estética não pode deixar a negligência com a saúde ganhar espaço. Como exemplo, o uso de maquiagem na área dos olhos que precisa ser com cautela!
O acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras conhecida como blefarite. Isso porque a acumulação calcifica dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores. É importante, sempre, retirar o produto antes de dormir, lavando muito bem o rosto e a região dos olhos. Desta forma, não acarretará problemas. Essa dica é válida independente da marca ou qualidade da maquiagem.
Dependendo do perfil da pessoa, se for o caso de ter o olho seco, pode haver irritação, levando a uma conjuntivite alérgica ou tóxica. Uma das medidas a serem tomadas, para aliviar os sintomas, é deixar de usar a maquiagem, ou o cosmético, por um tempo.
De acordo com pesquisa feita na Inglaterra, 89% das mulheres não sabem que a maquiagem tem data de validade ou não se preocupam com os riscos. O Instituto Penido Burnier, em São Paulo, apurou que 15% das mulheres apresentam problemas repetidos nos olhos por causa da maquiagem vencida. Escolher produtos de qualidade é parte importante do processo de embelezamento da mulher, da mesma forma que observar os prazos de validade do produto usado. Segundo especialistas, os cosméticos são focos de bactérias e a forma como são armazenados influencia, podendo aumentar o risco de contaminação.
O uso de cosméticos na área dos olhos, se não for adequado, pode causar alergias e coceiras, até conjuntivites e contaminações na mucosa ocular. A pele também pode sofrer com a falta do cuidado adequado e apresentar bolhas, coceiras e alergias.
No uso de pincéis, é importante mantê-los limpos, pois podem armazenar o vírus causador da herpes. A higienização deve ser feita semanalmente ou quinzenalmente (vai depender da frequência do uso). Lave com água morna e sabão neutro, retirando o excesso de água com papel toalha, e deixe secar ao ar livre.
Máscara para cílios: geralmente de 04 a 06 meses. Se o produto apresentar aparência esfarelada, mudança de cor ou ressecamento da tinta descarte-o! Não adicione água ou óleo para aumentar a validade, essa atitude pode aumentar a proliferação de bactérias.
Sombras: Costumam ter de 18 a 24 meses de validade. Jogue fora se apresentar alterações de cor, de textura ou se aparecer pontos brancos, verdes ou zinca; isso acontece quando há presença de fungos no produto.
Lápis para os olhos: Um dos produtos mais perigosos, se usados fora da data de validade. Duram em média, 18 meses. Após este período fica bem seco, difícil de passar e perde a pigmentação.
Delineadores para os olhos: Em média duram 12 meses; mas se forem em formato de caneta, podem secar ou vencer antes. Quando estiverem ressecados e difíceis de passar, estão fora da data de validade.
Depois de todas essas dicas, ainda é importante reiterar que maquiagem estraga. Sempre estar atenta à mudança de textura, cor e cheiro, em casos em que a identificação de validade tenha sido perdida. A composição e a concentração de componentes, assim como a eficácia dos conservantes, serão garantidas dentro dos prazos de validade estipulados na embalagem.
MAIS
A importância do pré-natal na saúde ocular da criança
Conheça mais alguns mitos e verdades sobre a sua saúde ocular
AMB promove I Congresso Internacional de Saúde Baseada em Evidência...
Presidente do CBO apresenta projeto ao ministro da Saúde...
A importância do pré-natal na saúde ocular da criança...