Uma pesquisa inédita com pacientes diabéticos brasileiros mostrou que 60% dos portadores do tipo 2 da doença não sabem que podem ficar cegos. O estudo foi divulgado em 29 de outubro pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e aponta ainda que 69% dos portadores de diabetes tipo 2 não conhecem a retinopatia diabética, principal causa de perda de visão nesse grupo.
Segundo o presidente da SBRV André Gomes, o resultado para o tipo 2 é uma surpresa, considerando que mais de 90% dos portadores do tipo 1 têm essa consciência. Segundo ele, como o tipo 1 é mais agressivo e afeta mais o cotidiano, pacientes buscam mais informação sobre sua condição, o que explicaria o melhor conhecimento desse grupo.
Outros dados revelados pelo estudo mostram que 80% dos entrevistados afirmaram não ter sido diagnosticado com a doença ocular e 89% disseram não ter conhecimento sobre as atuais terapias oftalmológicas disponíveis. Já entre os que fazem tratamento, 87% alegam melhora significativa na visão a partir do acompanhamento monitorado por oftalmologista especializado em retina.
A pesquisa entrevistou 932 pacientes diabéticos, realizada nas cinco regiões do país, mostrou o perfil, comportamento e o grau de conhecimento desse público sobre as principais questões que envolvem a saúde ocular de um universo que no Brasil representa 10 milhões de pessoas. A amostra reuniu homens (37%) e mulheres (63%), entre 20 e 65 anos, a maioria com diabetes tipo 2 (66%).
Campanha “Veja Bem. Veja para Sempre”
Pelo terceiro ano, a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo realiza a campanha “Veja Bem. Veja para Sempre”, que alerta para os riscos do diabetes para a saúde ocular e a importância da consulta ao oftalmologista. A iniciativa conta com algumas celebridades parceiras como a apresentadora Ana Maria Braga e ator e também apresentador André Marques. Curta a campanha no Facebook e visite o site para saber tudo.
MAIS:
Atuação do CBO é determinante para inclusão de 4 novos procedimentos oftalmológicos no Rol da ANS
Aprovação no Exame de Suficiência em Categoria Especial atinge 69,77%
BOS seleciona candidatos para Subespecialização...