FingerReader é uma ferramenta de leitura em voz alta de textos, em formato de livro ou através de um Kindle para cegos.
Um aparelho eletrónico que permite a leitura de um livro comum a deficientes visuais, sem recorrer ao uso braille, através de um sistema que faz a leitura em voz alta e em tempo real dos textos. O utilizador pode ainda optar por um sistema de tradução.
Este é um produto desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology); que pretende revolucionar a forma como as pessoas que não conseguem ver, ou que têm visão reduzida, leem textos.
Basta seguir o texto com o dedo indicador (aconselhado para colocar o 'fingereader'), para que o aparelho reproduza em voz alta cada palavra seguida. Sempre que inicia uma nova frase ou um novo parágrafo, o aparelho emite sinais de vibração, que alertam o utilizador. Caso este se afaste da linha de texto, é emitido um sinal para que o leitor volte atrás e se coloque novamente em linha com o que está a ler.
O aparelho tem uma pequena câmara que faz a análise dos elementos escritos do texto, fazendo a sua leitura em tempo real, sejam impressos ou em e-book, como o Kindle.
Uma das ferramentas adicionais do anel de leitura é a possibilidade de tradução de textos.
Clique aqui e veja o vídeo explicativo sobre o uso do anel.
Instituto Benjamin Constant completa 161 anos...
Acordo levará saúde ocular a zonas de vazio assistencial....
Lista dos Prêmios do 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia...