Procedimento inédito de cirurgia de catarata associada a transplante lamelar de córnea, realizado pelo médico oftalmologista Roberto Pinto Coelho, obteve o Prêmio de Melhor Cirurgia, no VIII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. O procedimento foi selecionado para apresentação no Congresso anual da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), que será realizado em Nova Orleans, EUA, em maio de 2016.
“A associação dos procedimentos é o que torna a cirurgia difícil e tecnicamente complexa”, explica Roberto Pinto Coelho, que combinou técnicas de facoemulsificação e transplante lamelar de córnea para devolver a visão a um paciente de 30 anos, portador de catarata e ceratocone.
O cirurgião explica que a córnea tem 530 micra (milésimo de milímetro) de espessura e que a camada preservada, onde estão as principais células da córnea, tem 20 micra de espessura. Ele separou as camadas por injeção de ar pela técnica conhecida como Big Bubble (grande bolha).
Roberto Pinto Coelho graduou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas em 1991 e fez Doutorado em Oftalmologia na Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto, em 2001. É professor titular da Associação de Ensino de Ribeirão Preto e chefe serviço Oftalmologia do Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto.
MAIS
CBO e ABCCR emitem documento sobre lentes intraoculares na Saúde Suplementar
Edição 159 do Jornal Oftalmológico Jota Zero já disponível para a leitura virtual
Congresso Brasileiro terá “Roda Viva” sobre catarata e retina
“Pacotes” são discutidos no Ministério da Saúde...