“Conseguimos boa receptividade junto ao ministro da Saúde para o projeto de atendimento oftalmológico em larga escala que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia está formatando. Além do interesse demonstrado, o ministro orientou sua assessoria a colher informações e buscar formas institucionais para que o ministério possa colaborar com a concretização do programa”.
Esta foi a avaliação do presidente do CBO, José Augusto Alves Ottaiano, a respeito da audiência que manteve com o ministro da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi, em 24 de abril, na qual, juntamente com o médico oftalmologista e deputado federal Hiran Gonçalves (PP), apresentou o projeto de atendimento oftalmológico com a participação das instituições de ensino.
De acordo com Ottaiano, o projeto está sendo montado sob a coordenação do CBO, envolvendo e dialogando com várias instituições ligadas ao ensino da Especialidade e à assistência médica. Tem como objetivo levar assistência oftalmológica de qualidade a populações carentes em regime de mutirão, utilizando a estrutura dos cursos de especialização em Oftalmologia credenciados pelo CBO.
“É um projeto ambicioso que tem inúmeras interfaces, muitas envolvendo o Ministério da Saúde. A recepção do ministro foi encorajadora e a atuação do colega Hiran Gonçalves está sendo decisiva para mais esta ação em benefício da saúde ocular da população”, concluiu o presidente do CBO, José Augusto Alves Ottaiano.
Entenda mais sobre a remuneração em Oftalmologia na sessão CBO durante o Congresso da ABCCR...
Com que idade as crianças podem começar a usar lentes de contato?...