Dia 1 de setembro, durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Florianópolis, a primeira turma do Curso de Lideranças do CBO/CBO Jovem encerrou suas atividades. Os 14 participantes que iniciaram no curso durante o XXI Congresso de Prevenção a Cegueira e Reabilitação Visual apresentaram os três projetos desenvolvidos ao longo do ano.
O curso contou com um total quatro encontros. Depois de formada a turma no Recife, o grupo voltou a se encontra nos dias 27, 28 e 29 de novembro na sede do CBO em São Paulo, onde receberam orientações de Eduardo Shana, professor da escola de planejamento Homo Sapiens e criador do método TEvEP, para a elaboração de seus projetos.
|
|
Encontro da primeira turma do Curso de Lideranças na sede do CBO em novembro do ano passado.
Encontro da primeira turma do Curso de Lideranças em maio.
Em abril deste ano, participaram ativamente da articulação do V Fórum Nacional de Saúde Ocular em Brasília, se inteirando do relacionamento do CBO com o governo. Na véspera do evento, os participantes circularam pelo Congresso Nacional, convidando pessoalmente parlamentares a comparecer nas atividades e sensibilizando-os quanto as questões da saúde ocular brasileira.
|
|
Participantes do Curso fazem corpo a corpo com parlamentares durante o V Fórum Nacional de Saúde Ocular para sensibilizá-los sobre as causas da Oftalmologia.
Finalmente, durante o Congresso em Florianópolis, os projetos concluídos foram apresentados, encerrando as atividades da primeira turma.
CONFIRA OS PROJETOS:
Comunicação
O projeto de comunicação tem como objetivo reduzir as distâncias entre o CBO e os oftalmologistas de todo o Brasil. O grupo avaliou que a melhor forma de aproximação é por meio das sociedades estaduais e utilizando ferramentas digitais, além de propor várias ações ao CBO neste sentido.
Participantes:
Newton Andrade Junior (CE)
Bernardo Cavalcanti (PE)
Leandro Zacharias (SP)
Carlos Anchieta (AL)
Leonardo Mariano Reis (GO)
Novos Associados
Esse projeto visa ampliar o número de associados com objetivo de ampliar o alcance do conhecimento científico da área, fortalecer a classe politicamente e institucionalmente de modo geral. A primeira parte do trabalho desenvolvido mapeou o numero de oftalmologistas total e quantos destes são sócios ativos do CBO por capital e por Estado brasileiro.
Participantes:
Marcella Salomão (RJ)
Roberto Freda (RS)
João Arraes (TO)
Luís Lima (AL)
Rodrigo Almeida (PB)
Marca CBO
O objetivo desse grupo é pensar formas de fortalecer a imagem do CBO. O trabalho desenvolvido foi um diagnóstico de como o CBO é visto por estudantes de medicina, médicos não oftalmologistas, parlamentares e população em geral.
Participantes:
Antônio Motta (BA)
Eduardo Veloso (AC)
Fernando Gadelha (PB)
Patrick Tzelicks (DF)
SEGUNDA TURMA
Após a apresentação dos projetos, a segunda turma do curso teve a sua primeira atividade. Assistiram a uma palestra de Eduardo Shana. Confira um trecho da apresentação de Shana:
O Curso de Lideranças do CBO Jovem/CBO, que começou durante a diretoria do CBO na gestão de Milton Ruiz, tem como objetivo formar politicamente jovens oftalmologistas e garantir a renovação de quadros para o futuro da oftalmologia.
Para participar do Curso de Lideranças o candidato deve ser indicado pela Sociedade Estadual ou Sociedade de Subespecialidade filiada ao CBO, ou por membros do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG); a partir da identificação de uma vocação para liderança.
Confira os nomes da segunda turma:
João Marcello Fortes Furtado (SP)
Luiz Fernando Taranta Martin (MS)
Peter Alexander Von Harbach Ferenczy (PR)
Daniel Alves Montenegro (PB)
Ricardo Mendes dos Santos (CE)
Evandro Ribeiro Diniz (MG)
Anderson Gustavo Teixeira Pinto (DF)
Marcelo Mendes de Faria (RN)
Ariadna Borges Muniz (MG)
Carolina Pelegrini Barbosa Gracitelli (SP)
Luiz Fernando Moreira Miguel (AC)
Tiago Eugênio Faria e Arantes (PE)
Thiago Alves Chagas (SE)
Otávio Siqueira Bisneto (PR)
Vagner Loduca Lima (SP)
Claudio Dalloul (SP)
MAIS:
CBO Jovem Realiza dois simpósios no Congresso Brasileiro em Florianópolis
A homenagem do CDG a gestão 2013-2015
Informativo da Comissão de Saúde Suplementar sobre tratamento ocular com antiangiogênico
Avança na Câmara PL que obriga denominação de médico nos diplomas...
União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar...
Sociedade Portuguesa de Oftalmologia oferece inscrição gratuita aos associados do CBO...