O Ministro da Saúde Arthur Chioro tem afirmado que a oftalmologia está entre as especialidades médicas que iniciarão o programa Mais Especialidades. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de o governo tirar do papel as propostas de ampliação do atendimento oftalmológico no país que vêm sendo elaboradas e apresentadas pelo CBO desde o início da atual gestão.
As ações promovidas pelo Conselho incluem o encaminhamento ao Ministério da Saúde do programa "Mais Acesso à Saúde Ocular", protocolado em 7 de maio de 2014, além da difusão dessas propostas junto aos especialistas e também à sociedade em geral, com um trabalho de comunicação que contou com a publicação na Folha de S. Paulo de encarte distribuído para todo o país no dia 25 de outubro, e com a veiculação de um artigo de opinião, no mesmo periódico, no dia 26 de fevereiro deste ano.
Os esforços parecem estar surtindo efeito e o governo está se mostrando mais aberto à discussão. Em um hangout (bate papo pela internet) transmitido pelo portal IG no dia 5 de fevereiro, Chioro afirmou que é necessário aproximar as especialidades da atenção básica.
Essa fala representa uma mudança de posição. Antes o Ministério afirmava que as especialidades deveriam cuidar apenas de atendimento de média e alta complexidade. No mês seguinte, no dia 4 de março, a nova Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Lumena Furtado recebeu a diretoria do CBO e manifestou interesse nas propostas.
De acordo com Mauro Nishi, diretor do CBO, o Conselho tem feito seu dever de casa, "dando voz à especialidade e elaborando as diretrizes que podem viabilizar as condições de trabalho e assistência capazes de ampliar significativamente o acesso da população ao atendimento oftalmológico no SUS". Ele completa: "Cabe, agora, ao Ministério da Saúde, definir as bases do programa Mais Especialidades e seu posicionamento em relação ao programa Mais Acesso à Saúde Ocular que está em suas mãos. O CBO continuará empenhado nessa conquista para toda a população brasileira".
Retina Brasil promove ação no vão livre do MASP...
Prazo para inscrição de trabalho científico no 60º Congresso Brasileiro termina em 28 de abril...
Os organizadores esperam atender mais de 4 mil pessoas....