Documento foi elaborado junto com lideranças da oftalmologia e contempla pontos do Mais Acesso à Saúde Ocular.
Resultado da articulação política do CBO junto ao legislativo, o Projeto de Lei do Senado nº 258 de 2015 foi protocolado dia 30 de abril. O objetivo do documento defendido pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) é a inserção da oftalmologia na atenção primária em saúde. O deputado federal e oftalmologista Hiran Gonçalves (PMDB-RR) intermediou as tratativas.
Em sua apresentação sobre a importância do PLS durante o V Fórum Nacional de Saúde Ocular, o tesoureiro do CBO Mauro Nishi explicou aos parlamentares que os médicos que fazem o atendimento básico no SUS, como os do Programa Saúde da Família, não têm formação para uma taxa satisfatória de resolutividade dos problemas oculares. Nishi lembrou ainda que a oftalmologia pode seguir o modelo da saúde bucal, que já faz parte da atenção básica.
Para o presidente do CBO, Milton Ruiz, “o Projeto de Lei abre no Congresso Nacional a discussão sobre a necessidade do atendimento oftalmológico na assistência básica. Com o documento em trâmite, faremos diversas audiências públicas, ampliando o debate”, avalia.
Próximas etapas
Após a análise pelas comissões de Educação Cultura e Esporte e de Assuntos Sociais o PLS 258 seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, será encaminhado para votação. Se aprovado, o texto será enviado à Câmara, onde passará por avaliação nas comissões antes de ir ao Plenário. Por fim, o projeto seguira para sanção da presidente.
Acompanhe
É possível receber notificações por e-mail sobre qualquer evento na tramitação do PLS 258. Para isso, acesse aqui e clique em “selecionar para acompanhamento”. É necessário fazer um cadastro simples, apenas informando seu endereço de e-mail e criando uma senha.
Direto ao Ponto #CBO2019 entrevista Carlos Filipe Chicani...
Homenageados no 60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia...