Notícias

Pronunciamento do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, na abertura do CBO2016

Pronunciamento do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, na abertura do CBO2016

Prazer em colaborar com os senhores na realização deste grande congresso. É muito gratificante poder falar do que dá certo. E sucesso é a palavra exata para descrever a Oftalmologia em Goiás. Goiânia tem credenciais para acolher tantos especialistas para intercâmbio, palestras e cursos que representarão expressivo ganho em aperfeiçoamento. Todos terão a chance de apreciar os encantos de nossa jovem capital. Goiás tem muito a mostrar e a hospitalidade do povo é motivo de justo orgulho. Parabenizo os organizadores por terem incluído na programação atividades para sensibilizar para a necessidade de ações para a prevenção da cegueira.

O que vale é a gente ajudar as pessoas e as pessoas terem um futuro melhor. Queria agradecer ao CEROF que ajudou nos meus quatro governos aqui em Goiás a realizar dois milhões de consultas oftalmológicas, 55 mil cirurgias.

Saúde pública tem jeito. Temos 17 hospitais públicos que detém mais de 90% de aprovação dos usuários e profissionais que neles trabalham. Fizemos tudo terceirizando a gestão da Saúde no Estado. O Estado é responsável pela fiscalização, mas as coisas têm que funcionar e funcionar bem. Acredito que vossa excelência vai dar um novo encaminhamento ao Ministério da Saúde, especialmente em relação às tabelas, defasadas há décadas. É uma vergonha o que se paga hoje em consulta médica, internação, leitos e UTIs. Não estou falando isto para criticar, afinal de contas o senhor só tem 100 dias e já apresentou aqui um mosaico com as realizações e as economias feitas. Esperamos mudanças no SUS. Não é possível mais que os governos estaduais banquem as diferenças dos leitos de UTIs. É preciso reformular toda a política de Saúde no Brasil começando pelas tabelas. Toda economia que o senhor faz tem que ser destinada às tabelas, por que ninguém vai trabalhar de graça. Como é que alguém vai ter um custo de R$ 1.500 por leito do UTI e receber do SUS R$ 400.

Aqui em Goiás posso afirmar que Saúde Pública funciona no Estado, mas é preciso que a união faça a sua parte e que as prefeituras também façam a sua parte. Quando faz uma pesquisa, todo mundo critica a Saúde, mas ninguém quer saber de quem é a responsabilidade. Alguns fazem sua parte, outros não e, aí, generaliza-se tudo. Apostamos muito na prosperidade, aprendendo com experiências que dão certo e ao mesmo tempo procurando inovar sempre.

Um belíssimo congresso e muito proveito para os senhores.

Talvez te interesse também:

 
Hospital Israelita Albert Einstein realizará I Congresso de Transplante

Notícias

Hospital Israelita Albert Einstein realizará I Congresso de Transplante

Hospital Israelita Albert Einstein realizará I Congresso de Transplante...

UFG assina convênio para atender policiais de Goiás

Notícias

UFG assina convênio para atender policiais de Goiás

UFG assina convênio para atender policiais de Goiás...

Oftalmologista preside a Associação Médica do Maranhão

Notícias

Oftalmologista preside a Associação Médica do Maranhão

Oftalmologista preside a Associação Médica do Maranhão...

Top