Prova Nacional de Oftalmologia reúne centenas de candidatos em São Paulo
Mais de 870 candidatos participaram da Prova Nacional de Oftalmologia 2020, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB). A programação ocorreu no primeiro domingo de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e contou com cerca de 100 participantes a mais que no ano passado.
A avaliação representa um marco para a medicina brasileira, uma vez que chancela a boa formação de centenas de médicos oftalmologistas, contribuindo para uma maior qualificação do atendimento oftalmológico na saúde pública e suplementar.
Segundo o Vice-Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Cristiano Caixeta, os candidatos aprovados receberão o Título de Especialista em Oftalmologia CBO/AMB, que lhes confere o direito de registrarem-se como especialistas junto ao CFM. Essa titulação tem alto grau de credibilidade e reconhecimento, sendo um importante passo de suas carreiras.
Dr. Caixeta explicou ainda que a prova é elaborada durante meses por uma equipe técnica de especialistas selecionados pelo CBO, e logo após é submetida a revisão de mestres na área.
De acordo com a Coordenadora da Comissão de Ensino do CBO, Dra. Maria Auxiliadora Frazão, o CBO é única entidade brasileira credenciada pela AMB para a aplicação dessa prova. Ela tambem afirma que se trata de uma prova de alta performance, cuja finalidade é avaliar não apenas o nível de conhecimento dos candidatos, como também assegurar a qualidade do ensino de cursos de especialização em oftalmologia no país.
“A elaboração da prova ocorre em etapas, contando equipes altamente capacitadas, e um dos principais critérios nesse passo a passo é a confidencialidade”, ressaltou Dra. Auxiliadora.
Apoio aos candidatos
Os candidatos vieram das mais variadas regiões do Brasil, muitos chegaram acompanhados de parentes e amigos, que decidiram prestar apoio nesse momento decisivo de suas carreiras.
Coordenadores de curso de Especialização em Oftalmologia também marcaram presença minutos antes da prova, acalmando e incentivando seus alunos.
“O CBO vem fazendo um trabalho excepcional com essa prova, valorizando o Título de Especialista e mostrando a importância dele para a saúde da população e para o próprio oftalmologista como certificado de proficiência, de que ele está capacitado dentro do que aprendeu”, afirmou Prof. Ivan Maynart Tavares, Coordenador de Curso de Especialização em Oftalmologia.
De acordo com Dr. Carlos Roberto Domingos, Preceptor Chefe de Curso de Especialização, a aprovação na Prova Nacional é a consagração de tudo que os médicos aprenderam ao longo dos três anos de especialização: “Não podemos esquecer que o Título de Especialista é o que abre as portas para tudo que esses médicos irão desbravar enquanto oftalmologistas”.
Expectativa de uma nova jornada profissional
Ao término da avaliação, alguns candidatos conversaram com o Portal do CBO sobre suas expectativas em relação ao título.
“Eu espero que após a obtenção do título, eu possa conquistar meu espaço no mercado e espero também poder trazer um serviço oftalmológico de qualidade para a população”, afirmou Dr. Alexandre Martins dos Santos, que cumpriu sua especialização no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.
Dra. Caroline Silva, que acabou de concluir a residência na Universidade do Piauí, também se mostrou confiante com seu resultado na prova: “Eu vim do Piauí para São Paulo, apenas para realizar a prova, e já estou me preparando a ir realizar minha subespecialização em Brasília”.
Sem dúvidas, a realização Prova Nacional de Oftalmologia é a porta de entrada de novos profissionais na especialidade, o que representa novos olhares e novas perspectivas para a oftalmologia no Brasil.
Oftalmologistas denunciam exercício ilegal da medicina no Pará...
Contribuições na discussão sobre inclusão de procedimentos obrigatórios nos planos de saúde terá mais 30 dias....
CFM contesta exigência administrativa de exame radiológico em Belo Horizonte...