As contribuições do CBO para o processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS) evidenciaram a força da oftalmologia. Das 34 propostas enviadas por entidades médicas, 14 vieram do conselho. E destas, sete foram encaminhadas ao processo de avaliação popular que ocorre entre os dias 19 de junho e 19 de julho.
Integrante da Comissão de Saúde Suplementar do CBO, Reinaldo Ramalho afirmou ao jornal Estado de S. Paulo que o movimento do CBO é de fundamental importância para a sociedade, pois as novas inclusões possibilitam ganhos na assistência, contribuindo para que muitos problemas não evoluam para a cegueira.
Ele, no entanto, lamentou o fato de o transplante lamelar de córnea não estar na lista. “É o procedimento menos invasivo, que tem menos casos de rejeição, porque preserva o tecido corneano do paciente”, justificou. A atuação do Conselho chamou a atenção da mídia: ao todo, 36 veículos de 10 estados — AL, BA, DF, ES, MG, MT, PE, PR, SP e TO — ouviram a opinião da entidade sobre a revisão da cobertura obrigatória.
Se aprovados pela ANS, os novos procedimentos farão parte de uma resolução normativa que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2016. A multa prevista para as operadoras que não cumprirem a determinação é de R$ 80 mil.
Os interessados em enviar comentários ou críticas devem acessar o site da Agência. Um vídeo tutorial produzido pelo CBO explica como participar.
Propostas do CBO em consulta pública
Incorporação/Inclusão de DUT
Plástica de conjuntiva para pterígio, tumores ou traumas - conjuntiva
Implante intravítreo de polímero farmacológico de liberação controlada (com diretriz de utilização) - retina
Pantofotocoagulação a laser na retinopatia da prematuridade (com diretriz de utilização) - retina
Termoterapia transpupilar a laser (com diretriz de utilização) retina
Alteração de DUT
Tratamento ocular quimioterápico com antiangiogênico (com diretriz de utilização) -corpo vítreo
Implante de anel intraestromal
Exclusão
Dermatocalaze ou blefarocalaze plástica de conjuntiva para pterígio
Os tópicos, conforme noticiado no boletim de 15 de junho, foram definidos no dia 28 de março, quando o Grupo Técnico FormSUS – Procedimentos – DUT promoveu reunião para debater com a classe médica e planos de saúde alterações nos Procedimentos e Diretrizes de Utilização (DUTs).
Além do CBO, por meio da Comissão de Saúde Suplementar, participaram do encontro a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, a Sociedade Brasileira de Glaucoma, e a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Também colaboram a Sociedade Brasileira de Oncologia Oftalmológica, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.
MAIS:
ANS suspende a comercialização de 87 planos de 22 operadoras
CBO pede fiscalização das carretas de cirurgia de catarata
CBO realiza eleições durante Congresso Brasileiro
Reunião da Comissão de Saúde Suplementar com diretores da AMIL...
Crianças da cidade goiana de Jataí foram beneficiadas....
Curso “Fundamentos de Oftalmologia” é novidade para o CBO2015...