A Comissão CBO-Mulher do Conselho Brasileiro de Oftalmologia aproveitou o XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado de 01 a 04 de junho de 2016, para promover mais um grande encontro. Durante uma hora e meia, cerca de 140 mulheres compareceram na Sala 01, do Centro de Convenções do Anhembi, para assistir as palestras voltadas para a atualização de conhecimentos em gestão e inovação em informática em saúde, administração de negócios e adaptação de lentes de contato.
Keila Monteiro de Carvalho, Maria Cristina Nishiwaki Dantas e Ronald Cavalcanti |
O Simpósio CBO-Mulher e SBAO contou com a participação de Ronald Cavalcanti, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO), que valorizou o papel da mulher na área médica e sociedade, além de reforçar a importância das mulheres de sua diretoria para o atual sucesso de gestão da SBAO.
![]() |
Outra presença ilustre foi a de Márcia Campiolo, presidente de honra do X Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia, realizado em conjunto com o XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa.
As palestras ministradas durante o Simpósio foram:
Gestão da Inovação na Informática em Saúde
Tayssa Sotto Mayor- IQG – Health Services Acreditation, São Paulo.
Ao lado da parte médica existe um negócio a ser administrado
Amadeo Comin – Sócio da Aptus Management, empresa de Consultoria em Gestão de Clínicas Médicas.
Lentes de descarte diário e inovações
Dra. Liane Touma - Medical and External Affairs Senior Manager Johnson & Johnson
Dicas para gerenciar a área de adaptação de lentes de contato de uma clínica
Dra. Elisabeth Guimarães – SP
Os próximos encontros organizados pela Comissão CBO-Mulher já estão agendados para o Simpósio Penido Burnier (veja matéria aqui) e Congresso da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Maria Cristina Nishiwaki Dantas, Keila Monteiro de Carvalho e Denise de Freitas |
Idealizada pelas doutoras Keila Monteiro de Carvalho, atual Secretária-Geral do CBO e Professora Titular da Universidade de Campinas (Unicamp), Denise de Freitas, professora da Unifesp, e Maria Cristina Nishiwaki Dantas, médica colaboradora da Unifesp, a Comissão CBO-Mulher nasceu com o nobre objetivo de estimular a discussão do feminino e buscar a valorização dos aspectos sociais, econômicos e profissionais da mulher no trabalho, na universidade e, porque não, na vida.
São objetivos específicos da Comissão:
Fomentar a discussão sobre a igualdade de gênero na prática médica;
Incentivar a disseminação de experiências de gestão de oftalmologistas brasileiras;
Oferecer ferramentas de estímulo ao empreendedorismo na oftalmologia entre mulheres;
Estimular o surgimento de lideranças entre as oftalmologistas brasileiras e a maior participação das médicas nas Diretorias Executivas das Entidades Representativas;
Promover e estimular ações para adesão de jovens médicas ao CBO e fomentar o interesse pela política associativa entre as oftalmologistas brasileiras.
Rubens Belfort Neto assume a Presidência da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular...
eleição ocorrida no congresso da entidade, realizado recentemente em São Paulo, elegeu nova gestão....