Notícias

União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar

União dos oftalmologistas do Rio de Janeiro enfrenta gigantes da Saúde Suplementar

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) convocará os responsáveis médicos da SulAmérica Saúde e do Bradesco Saúde para explicarem a atual política das duas empresas de tentarem impor pacotes de atendimento oftalmológico às clínicas oftalmológicas com ameaça de descredenciamento em caso de recusa.

Este foi o principal resultado da reunião ocorrida em 26 de julho na sede do CREMERJ que reuniu representantes de mais de 100 clínicas e hospitais oftalmológicos da cidade e do Estado do Rio de Janeiro o que, de acordo com o coordenador da Comissão de Saúde Suplementar e SUS (CSS.S) do CBO, João Fernandes, representava cerca de 80% da assistência oftalmológica do Estado.

“Foi um momento extremamente importante de união dos médicos oftalmologistas do Rio de Janeiro em torno de suas entidades representativas, CBO, SBO e FeCOOESO em defesa de seus legítimos interesses”, afirmou João Fernandes.

As duas grandes seguradoras e operadoras de planos de saúde iniciaram políticas semelhantes de enviar comunicação aos estabelecimentos oftalmológicos propondo preço único para pacotes envolvendo consultas e exames. Diante da recusa de alguns médicos de se submeterem ao acordo, ocorreram descredenciamentos sumários.

A mobilização dos serviços oftalmológicos foi imediata e resultou na disposição do CREMERJ de convocar os responsáveis médicos das empresas envolvidas para tentar reverter a política de “empacotamento”.

De acordo com João Fernandes, os pacotes propostos pelas empresas prejudica os médicos ao retirar a autonomia profissional e os pacientes ao estabelecer condições inexequíveis para a realização de exames diagnósticos complexos e necessários. O coordenador da CSS.S afirmou também que a imposição de tais pacotes, sem qualquer negociação, é outro ponto extremamente negativo da política adotada.

Com a ação do CREMERJ, os responsáveis médicos poderão enfrentar um desgastante processo ético que, somado à união e determinação dos médicos oftalmologistas, pode resultar no recuo das empresas e abertura de negociações sérias para a harmonização de todos os interesses envolvidos e valorização do paciente.

“A união demonstrada pelas entidades oftalmológicas foi determinante para o sucesso da reunião de 26 de julho e para a tomada de posição do CREMERJ. Foi a primeira vez na vida que vi CBO e SBO aplaudidas unanimemente pelos médicos oftalmologistas presentes”, concluiu João Fernandes.

Talvez te interesse também:

 
CBO elege nova diretoria para a gestão 2015-2017 e quatro integrantes ao CDG!

Notícias

CBO elege nova diretoria para a gestão 2015-2017 e quatro integrantes ao CDG!

Professor doutor Homero Gusmão de almeida foi eleito como novo presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia!...

GlaucomaDay, Cegueira, Tô Fora! Hospital de Olhos Ruy Cunha na luta contra o Glaucoma

Notícias

GlaucomaDay, Cegueira, Tô Fora! Hospital de Olhos Ruy Cunha na luta contra o Glaucoma

GlaucomaDay, Cegueira, Tô Fora! Hospital de Olhos Ruy Cunha na luta contra o Glaucoma...

Dircurso de posse de Homero Gusmão de Almeida

Notícias

Dircurso de posse de Homero Gusmão de Almeida

Novo presidente destacou as conquistas da gestão anterior e afirmou ter a intenção de avançar....

Top