Está comprovado que fumar é um hábito que favorece a manifestação da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Isso ocorre porque o tabaco libera toxinas que aumentam a oxidação da retina, cenário que propicia o surgimento de vasos sanguíneos anormais sob a mácula. São esses vasos que danificam a visão central, fazendo surgir o embaçamento.
Calcula-se que fumantes têm até 2,5 vezes mais chances de desenvolver a DMRI. E tal hábito pode favorecer outras doenças da visão, como a catarata e o glaucoma.
E vale lembrar que os fumantes passivos, aqueles que não fumam, mas convivem diariamente com fumantes, podem ter a saúde da visão seriamente prejudicada.
Portanto, se manter longe do cigarro é um passo a mais do que aconselhável para evitar a DMRI. Se você não é fumante, mas convive com pessoas que fumam, encoraje-os a abandonar o vício.
Saiba tudo sobre as doenças da retina. Acesse a página Veja Bem, Veja para Sempre, mantida pela Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, sociedade filiada ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
MAIS
Temperatura alta e atividades ao ar livre requerem precauções à saúde ocular
CBO lança episódio final da série A visão do bebê!
Mitos e verdade sobre as lentes de contato
Allergan lança o aplicador de colírio EyeDrop...
O CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA – CBO vem a público orientar seus associados em relação à remuneração dos atendimentos realizados por ...
Laser na Oftalmologia é tema oficial CBO 2019...